A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Eunápolis se manifestou, nesta terça-feira (1º), por meio de nota pública, a respeito da prisão de um advogado durante a deflagração da Operação Dupla Face, que investiga crimes graves relacionados ao Conjunto Penal de Eunápolis. A ação é conduzida pela Polícia Civil da Bahia e pelo Ministério Público Estadual.
De acordo com a nota, o profissional detido não pertence ao quadro de advogados inscritos na subseção de Eunápolis, estando vinculado à Subseção da OAB em Serrinha, município onde foram cumpridos os mandados judiciais.
Mesmo assim, a entidade afirma que está acompanhando com atenção os desdobramentos da operação, que tem como foco a responsabilização de envolvidos na fuga de internos e no atentado contra o diretor da unidade prisional de Eunápolis.
“A OAB Subseção Eunápolis manifesta seu apoio à elucidação dos crimes, reafirmando a importância da atuação das autoridades competentes e pugna pela estrita observância da legalidade, do devido processo legal e dos direitos fundamentais”, diz o trecho da nota assinada por Kátia Regina Taurinho, presidente da subseção, além de Ivan Ghesner, presidente da Comissão de Direito Criminal, Sistema Prisional e Segurança Pública, e Allan Brandão, presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas.
A Ordem também reforçou seu compromisso com a ética profissional e com o combate a qualquer forma de violência ou prática criminosa que atente contra o Estado Democrático de Direito.
A Operação Dupla Face teve como alvos integrantes de uma facção criminosa suspeita de envolvimento em homicídios, tráfico de drogas, fuga de presos e ataque a agentes públicos. Entre os detidos está um advogado, apontado como peça-chave na estrutura financeira do grupo criminoso.
BahiaCarbon2Nature Brasil anuncia parceria inédita com Biomas em projeto de restauração de floresta nativa no sul da Bahia
EunápolisGrave acidente na saída de Eunápolis mata dois motociclistas na BR-101
EducaçãoFaculdade Pitágoras de Medicina apresenta pesquisa sobre saúde de pessoas trans em congresso e lança dicionário inclusivo