População é peça-chave no combate, já que 75% dos focos do mosquito estão nas residências.
Com foco na prevenção e no cuidado com a saúde pública, a Prefeitura de Eunápolis intensificou as ações de combate à dengue. Com estratégias intersetoriais lideradas pela Secretaria de Saúde, o município integrou os trabalhos das Secretarias de Serviços Públicos, Educação e Governo às atividades de vigilância e controle, garantindo uma resposta mais ágil e coordenada, principalmente nas áreas com maior incidência da doença.
A estratégia de combate ao mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela — inclui visitas domiciliares realizadas pelos Agentes de Combate às Endemias, que rastreiam focos do mosquito e orientam a população; mutirões de limpeza pública; aplicação de larvicidas (bloqueio químico); além de palestras, atividades educativas nas escolas e campanhas de conscientização nos meios de comunicação.
Para o prefeito Robério Oliveira, o envolvimento da população é essencial nessa luta: “De acordo com o Ministério da Saúde, 75% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Por isso, quando cada cidadão faz sua parte, o impacto na saúde pública é imediato. Com união e consciência, é possível vencer a dengue e proteger nossa população.”
A Prefeitura segue atuando de forma efetiva e reforça que atitudes simples — como eliminar recipientes com água parada e manter os quintais limpos — são fundamentais para manter os bons resultados. Eunápolis caminha com confiança para se tornar uma referência na luta contra as arboviroses, mostrando que o cuidado coletivo transforma realidades.
ASCOM PME
EsporteAdaptado ao frio, zagueiro baiano sonha com acesso na Rússia
AgriculturaNo baixo sul da Bahia, mulheres rurais estão transformando suas vidas por meio da agricultura familiar e do cooperativismo.
Porto SeguroApós vandalizar igreja em Trancoso, suspeito é internado sob custódia policial