A ASDEFE em parceria com O MOVIDE, a comunidade das pessoas com deficiência seus familiares e simpatizantes da causa, estão de mãos dadas na busca de melhorias para a vida das pessoas com deficiência.
As nossas propostas são; lutar pelo cumprimento das leis, apoiar as famílias, melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e principalmente chamar a atenção da sociedade para uma população que de acordo com IBGE Senso de 2010, o Munícipio de Eunápolis tem mais de 20 mil pessoas com algum tipo de deficiência. Partindo da premissa de que “juntos somos mais fortes”, o nosso intuito é consolidar parcerias com objetivo de atendimento as pessoas com deficiência suprindo as demandas existentes no nosso município com a pretensão de trabalhar direta e indiretamente com Eunápolis e entorno.
Foto: Tássio Loureiro / AtlanticaNews
Mediante à estas demandas, convidamos a somar e fortalecer em nossa luta com objetivo de através apoiadores consigamos recursos para montar um CENTRO DE REABILITAÇÃO e uma SALA DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO na própria sede da ASDEFE.
Doações
PIX celular da ASDEFE: 73982093775
PIX CNPJ da ASDEFE: 63170732000140
Conta Corrente da ASDEFE:
Agência: 074-7
C/C: 74907-9
História da ASDEFE
Nome: ASSOCIAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DE EUNÁPOLIS – ASDEFE Inscrita no CNPJ 63.170.732/0001-40, Fundada em 20 de junho de 1988 com sede provisória na rua Bela Vista nº 891, bairro Pequi, na cidade de Eunápolis, tendo como presidente o Sr. Jacinto Rodrigues Alves, e uma diretoria formada por seis (6) pessoas.
Com registro civil no dia 11 de julho de 1991, comarca de Eunápolis no cartório do Sr Ademar Ramos Rios. No ano de 2002 o então prefeito Dr. Gediel Sepúlveda Pereira, na sua administração, doou uma área no Parque Residencial Dinah Borges, 2.800 metros quadrados. Onde a diretoria da época começou uma pequena construção, que não foi concluída. Por alguns anos, esteve desativada, até que no ano de 2000 recomeça sob a direção do Sr. Raimundo Goes, que dirigiu a instituição por 3 anos, quando veio a falecer no ano de 2005.
Do ano de 2005 até 2009 ficou inativa. Em julho de 2009 assume a Sra. Maria da Glória Ferreira Santos, elegendo uma diretoria em outubro do mesmo ano. Sob a direção da Sra. Maria Da Gloria, passou por 5 endereços, entre casas cedidas e alugadas.
No dia 23 de abril do ano 2012 o grupo decide começar com recursos próprios a construção de 40 metros de muro na sede própria da associação na Rua Adolpho Xavier Gomes, 396 no bairro Dinah Borges. Sendo concluído em 22 de abril de 2013.
Realizando uma comemoração do lançamento da PEDRA FUNDAMENTAL. Nos meses seguintes deu-se início a uma construção de 39 metros quadrados, com uma cozinha, dois banheiros, um depósito um escritório e uma área externa. Onde o grupo passou a se reunir no mês de junho de 2016.
As instalações hoje, tem água, luz, cerca elétrica e móveis, estes foram adquiridos com a venda de feijoadas beneficentes e doações. Em 2017 foi realizado uma reforma estatutária, conscientes da necessidade de dar continuidade a atualização da parte documental.
ASDEFE da fundação até o ano de 2016 passou por 8 endereços entre casas cedidas e alugadas. No ano de 2018 aconteceu uma tempestade (de ventania) a qual acabou levando toda a cobertura e demais documentos de associados da época, prejudicando o andamento das atividades da ASDEFE. Em 2019 com a ajuda de parceiros e esforços próprios foi possível concretizar a reconstrução do espaço.
No ano de 2020 ainda em funcionamento veio a pandemia no qual fomos forçados a fechar a ASDEFE para atendimento as Pessoas com Deficiência e seus familiares, sendo que nesse período o espaço ficou aos cuidados do pastor Agno Santiago para trabalho missionário.
No início do ano de 2022 em parceria com o MOVIDE (Movimento de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência) deu início a reabertura da ASDEFE com projetos para atendimento de Pessoas com Deficiência e seus familiares, visando um projeto que possa atender as necessidades das PCDs e seus familiares na inclusão social em todos os âmbitos. Em 17 de maio de 2022 foi realizado nova eleição para nova direção, confirmando Wagno Hormida Santos como novo presidente.