Por: G1
24/03/2024 - 21:06:31

Aos 17 anos, atacante mostra estrela para anotar seu primeiro gol com a Seleção Brasileira, que volta a vencer após quatro jogos.

 

O jogo

Endrick Felipe Moreira de Sousa. Aos 17 anos, a joia da Seleção Brasileira mostrou estrela mais uma vez. Bastaram pouco minutos em campo para anotar o seu primeiro gol pelo Brasil. E não foi num palco qualquer: diante da Inglaterra, em Wembley, sendo determinante para a vitória por 1 a 0, neste sábado. Um belo pontapé inicial na sua trajetória e na de Dorival Júnior, que estreou no cargo de técnico tirando a Canarinho de uma sequência de quatro jogos sem vitória. Bons sinais aos montes.

Inglaterra 0 x 1 Brasil | Melhores momentos | Amistosos da Seleção

Inglaterra 0 x 1 Brasil | Melhores momentos | Amistosos da Seleção

Que estrela!

O dia 23 de março de 2024 nunca vai sair da memória de Endrick. Com apenas 17 anos e 246 dias, anotou o seu primeiro gol pela Seleção Brasileira em Wembley, um dos maiores palcos da história do futebol mundial. Ele também se tornou o quarto atleta mais jovens a balançar a rede com a Canarinho. Veja a lista:

  1. Pelé: 16 anos e 257 dias (1957);
  2. Edu: 16 anos e 306 dias (1966);
  3. Ronaldo: 17 anos e 228 dias (1994);
  4. Endrick: 17 anos e 246 dias (2024).

Ele também é o jogador mais jovem, entre os homens, a marcar um gol no Estádio de Wembley.

Câmera exclusiva: veja a sequência da participação de Endrick, desde a entrada até o gol na partida contra a Inglaterra

 

Câmera exclusiva: veja a sequência da participação de Endrick, desde a entrada até o gol na partida contra a Inglaterra

 

Estreia com o pé direito!

O Brasil tinha muitos desfalques em sua convocação. Mas se isso poderia significa um desempenho ruim na estreia do técnico Dorival Júnior, o que se viu foi totalmente o contrário. A Seleção teve ótima atuação em Wembley, principalmente no primeiro tempo, e fez por merecer a vitória por 1 a 0. O comandante também acabou com uma seca de quatro jogos: a Canarinho não vencia desde o dia 12 de setembro de 2023, no triunfo por 1 a 0 sobre o Peru, em Lima, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Dorival Junior em Inglaterra x Brasil

Dorival Junior em Inglaterra x Brasil (Foto: REUTERS/Carl Recine)

  • Tabu quebrado!

    O Brasil também quebrou um tabu na tarde deste sábado: ao vencer a Inglaterra, voltou a sair vitorioso de um jogo oficial dentro de Wembley após 29 anos. A Seleção Brasileira não sabia o que era vencer no local desde desde 11 de junho de 1995. Endrick foi o autor do gol do desafogo.

    Endrick gol Inglaterra x Brasil

    Endrick gol Inglaterra x Brasil (Foto: André Durão)

  • Atuações do Brasil

     

    Lucas Paquetá x Maguire em Brasil x Inglaterra no Wembley

    Lucas Paquetá x Maguire em Brasil x Inglaterra no Wembley (Foto: Getty Images)

  • Calendário e próximos jogos

    O Brasil volta a campo nesta Data-Fifa para enfrentar a Espanha, na próxima terça-feira, às 17h30 (de Brasília), no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri. Já a Inglaterra encara a Bélgica, no mesmo dia, às 16h45, também em Wembley, em Londres.

  • Como foi o primeiro tempo?

    Inglaterra e Brasil proporcionaram um excelente primeiro em tempo em Wembley. Teve intensidade, jogo pegado e muitas grandes oportunidades desperdiçadas — principalmente do lado brasileiro. O empate acabou sendo justo pelo que as duas seleções construíram, mas não pelo placar de 0 a 0.

    No Brasil, grande atuação do trio Lucas Paquetá, Vinicisu Júnior e Rodrygo. Eles foram os que criaram mais lances de perigo e cada um teve ao menos uma chance clara de abrir o placar. Paquetá, inclusive, chegou a acertar a trave na primeira etapa.

    No lado da Inglaterra, as melhores chances passavam pelos pés de Conor Gallagher, Gordon e Phil Foden. Eles demonstravam mobilidade e encontravam espaços na defesa do Brasil. A chance mais clara foi de Watkins, que isolou uma bola de frente para o gol.

  • Como foi o segundo tempo?

    Na segunda etapa, Inglaterra e Brasil seguiram intensos, mas mais precavidos do que na primeira etapa. As chances de perigo diminuíram, mas nem por isso o jogo ficou ruim. Raphinha e Gordon tiveram boas chances para marcar, mas foram travados na hora do chute.

    Parecia que tudo estava reservado para Endrick. Ele entrou no segundo tempo e, poucos minutos depois, marcou o seu primeiro gol pela Seleção Brasileira. Aos 17 anos e 246 dias, se tornou o quarto mais jove na história a conseguir tal feito.

    A Inglaterra caiu de produção com as substituições, principamente após a saída de Jude Bellingham, com câimbras. A aposta nos minutos finais foi por cruzamentos aos montes dentro da área, mas o Brasil lidou bem com a situação.


Enquete

Itapebi: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL