Por: Vitor Coelho Palhares
26/05/2025 - 17:34:09

Brasil encara Equador, fora de casa, e Paraguai, na Neo Química Arena, na próxima Data Fifa

Novo técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti anunciou, nesta segunda-feira (26), sua primeira lista de convocados para os próximos compromissos nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Ao todo, 25 jogadores foram chamados para os confrontos contra Equador e Paraguai.

 

No dia 5 de junho, o Brasil enfrenta o Equador, às 20h (de Brasília), no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil. Cinco dias depois, a Seleção recebe o Paraguai, às 21h45, na Neo Química Arena, em São Paulo.

 

Carlo Ancelotti foi oficializado como novo técnico da Seleção no dia 12 de maio, pelo então presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que foi destituído do cargo após decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Candidato único nas últimas eleições, Samir Xaud foi eleito novo presidente da entidade, com mandato até 2029.

 

Com 21 pontos conquistados, a Seleção Brasileira ocupa atualmente a quarta posição nas Eliminatórias. O Equador, primeiro adversário na próxima Data Fifa, é o vice-líder, com 23 pontos. Já a Paraguai, que também soma 21, aparece uma colocação abaixo da Amarelinha nos critérios de desempate.

 

Neymar fora da lista de convocados

Desde que retornou ao Santos no início do ano, Neymar vem enfrentando problemas físicos e tem tido dificuldades para entrar em campo. Foram três lesões musculares em menos de seis meses e apenas 11 partidas disputadas no período.

 

O camisa 12 atuou por cerca de 60 minutos nos dois últimos compromissos do Peixe, contra o CRB, pela Copa do Brasil, e diante do Vitória, pelo Brasileirão. Ainda assim, ficou fora da lista de 25 convocados do técnico Carlo Ancelotti.

 

Convocação da Seleção Brasileira

 

Goleiros

Alisson (Liverpool-ING)

Bento (Al Nassr-RSA)

Hugo Souza (Corinthians)

Defensores

Alex Sandro (Flamengo)

Alexsandro (Lille-FRA)

Beraldo (PSG-FRA)

Carlos Augusto (Inter de Milião-ITA)

Danilo (Flamengo)

Léo Ortiz (Flamengo)

Marquinhos (PSG)

Vanderson (Monaco-FRA)

Wesley (Flamengo)

Meio-campistas

Andreas Pereira (Fulham-ING)

Andrey Santos (Strasbourg-FRA)

Bruno Guimarães (Newcastle-ING)

Casemiro (Manchester United-ING)

Ederson (Atalanta-ITA)

Gerson (Flamengo)

Atacantes

Antony (Betis-ESP)

Estêvão (Palmeiras)

Gabriel Martinelli (Arsenal-ING)

Matheus Cunha (Wolves-ING)

Raphinha (Barcelona-ESP)

Richarlison (Tottenham-ING)

Vini Jr. (Real Madrid-ESP)

 

Próximos jogos da Seleção Brasileira

Equador x Brasil - 05/06 (20h) - Estádio Monumental Isidro Romero Carbo

Brasil x Paraguai - 10/06 (21h45) - Neo Química Arena

Ancelotti no Brasil

Carlo Ancelotti desembarcou na noite do último domingo (25) no Brasil para dar início à sua trajetória à frente da Seleção Brasileira. O voo vindo de Madri (Espanha) pousou às 20h50 (de Brasília) no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

 

O presidente da CBF, Samir Xaud, recepcionou Ancelotti em um hotel na Zona Oeste da cidade, onde o técnico teve seu primeiro contato com torcedores brasileiros.



Por: Redação Galáticos Online
23/05/2025 - 15:53:21

O ex-volante Baiaco expressa sua frustração com a falta de apoio do Esporte Clube Bahia em momento difícil de sua vida.

Um dos grandes ídolos da história do Esporte Clube Bahia, o ex-jogador Baiaco fez um desabafo comovente ao revelar a falta de apoio do clube diante das dificuldades que vem enfrentando. Segundo o ex-volante, ele procurou a diretoria em busca de ajuda, mas até o momento não recebeu qualquer retorno.

 

"Eu joguei o tempo todo no Bahia. Achei convite para ir para o Vasco, eu não quis ir, porque gostava do Bahia. Até hoje gosto do Bahia", afirmou Baiaco, natural de São Francisco do Conde, destacando sua lealdade ao Tricolor de Aço mesmo quando teve oportunidades de se transferir para outros clubes.

 

A frustração do ex-jogador é evidente ao comentar a postura do clube diante de sua situação. “O Bahia não poderia fazer isso comigo”, lamentou.

 

Baiaco é considerado uma referência no futebol baiano, tendo marcado época como símbolo de raça e dedicação em campo. Seu apelo por reconhecimento e solidariedade reacende o debate sobre a responsabilidade dos clubes com seus ex-atletas, muitos dos quais enfrentam dificuldades após o fim da carreira.



Por: CNN Brasil
17/05/2025 - 08:56:23

Candidato eleito comandará a entidade no quadriênio 2025/2029.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) informou nesta sexta-feira (16) a data em que ocorrerá a nova eleição para a presidência da entidade. O pleito que definirá o substituto de Ednaldo Rodrigues no cargo está marcado para o dia 25 de maio.

 

Além da escolha do novo mandatário, que presidirá a entidade no quadriênio 2025/2029, serão eleitos também 8 vice-presidentes, 3 membros efetivos e 3 membros suplentes do Conselho Fiscal.

As chapas com os candidatos à presidência poderão ser registradas no período de 18 a 20 de maio.

O documento com a convocação da eleição para presidente da CBF foi assinado por Fernando Sarney, atual interventor da confederação.

Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da entidade nesta quinta-feira (15) por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

A decisão da Justiça foi motivada por uma suposta falsificação da assinatura do Coronel Nunes, um dos vice-presidentes da entidade, em um documento que reforçava o poder de Ednaldo Rodrigues dentro da CBF.



PUBLICIDADE


Por: Douglas Albino, assessor de imprensa da AV Assessoria
16/05/2025 - 11:55:17

Positivo. É assim que Werley Capanema avalia o seu início pelo Fluminense de Feira. Estreante no Campeonato Baiano, o lateral-esquerdo foi titular nas três primeiras rodadas da segunda divisão estadual. Ele chegou ao Touro do Sertão recentemente, após disputar a Série A3 do Campeonato Paulista pelo União Suzano.

 

“Essa primeira experiência [no futebol baiano] tem sido positiva. Consegui me adaptar muito rápido. O futebol daqui tem um estilo de jogo mais físico, que eu particularmente gosto muito”, destacou o atleta, de 25 anos.

 

Em busca do acesso à elite estadual, o Flu de Feira está entre os primeiros colocados da Série B do Campeonato Baiano. Sem perder há dois jogos, a equipe volta a campo nesta sexta-feira (16), às 15h, quando visita o Leônico em partida da quarta rodada.

 

“Vejo que o nosso time está em uma constante evolução a cada jogo. Não tenho dúvidas de que, com muito trabalho e humildade, vamos conquistar os objetivos do clube”, finalizou Werley Capanema.

[15/5 15:04] Douglas Albino: Foto: Rafael Falcão



Por: Bruno Ganem
07/05/2025 - 20:18:21

Carol Sousa, nascida em Salvador-BA, venceu o WGP Kickboxing 79 na categoria 64kg em Brasília-DF.

A atleta baiana Carol Sousa é a mais nova campeã do WGP, o maior evento profissional de kickboxing da América Latina. A disputa foi contra a lutadora do Distrito Federal Eduarda Guimarães, no peso combinado de até 64 kg. Com o resultado, somou pontos para o ranking profissional da World Association of Kickboxing Organizations (WAKO), uma das principais entidades do mundo das lutas.

Apoiada pela Petrobahia há mais de um ano e meio através do programa FazAtleta, a atleta nascida em Salvador coleciona títulos nacionais e também internacionais. “Acompanho o WGP desde quando era iniciante. Trata-se de um evento que sempre admirei e quis fazer parte, pois reúne estrelas do esporte e já revelou muitos atletas para o MMA, como o Alex Poatan, que já foi campeão de duas categorias diferentes no UFC. Por isso celebro tanto esse resultado, pois cumpri todos os compromissos, me senti muito bem na hora da luta e fui muito preparada. Agora é seguir firme até conquistar o cinturão”, celebra Carol.

Por conta das conquistas mais recentes, Carol se credenciou a disputar torneios ao redor do mundo. Neste mês de maio, vai disputar a European Cup em Zagreb, na Croácia, além da 10ª Turkish World Cup em Istambul, na Turquia. Já no mês de agosto, em Chengdu, na China, viaja para disputar o World Games. O evento poliesportivo é um dos mais importantes do mundo e tem o reconhecimento do COI - Comitê Olímpico Internacional. Ela conquistou a vaga das Américas após derrotar lutadoras do continente no Pan-Americano, disputado em Santiago, no Chile.

 

Patrocínio de competições

Além do patrocínio de atletas, a Petrobahia apoia também a realização de eventos esportivos. Competições de natação, triatlo, maratona e rally contam com o apoio da empresa. Recentemente, a companhia apoiou a corrida 21k Salvador, que reuniu 5 mil participantes e foi realizada na capital baiana.



Por: José Orlando/Atlanticanews
23/04/2025 - 17:48:30

Valtier Souza dos Santos conhecido popularmente por Tico, ex-jogador de futsal e atual coordenador do projeto social Futuro Futsal, compartilha conosco sua trajetória no esporte e como surgiu a ideia de criar um projeto que transforma vidas.

*Minha Jornada*

"Iniciei minha carreira no futsal em 1996, quando fui convocado para a Seleção Futsal da Bahia, e fomos vice-campeões do jogos do Interior da Bahia, um marco que definiu minha paixão pelo esporte. Permaneci na seleção até 2008, conquistando vários títulos, incluindo três títulos baianos e duas Copas Estaduais da Bahia."

Do Jogador ao Treinador*

"Em 2015, retornei ao futsal como treinador da categoria Sub-17 e auxiliar principal, conquistando mais um título. Foi nesse momento que percebi a importância de dar oportunidades para as novas gerações."

O Projeto Futuro Futsal*

"Em janeiro de 2015, iniciei o projeto social no Ginásio do Pequi, no meu bairro, graças ao apoio de Jair Santiago. Atualmente, atuo no Ginásio do bairro Dinah Borges. O projeto acolhe crianças e jovens de 7 a 20 anos, priorizando a socialização e o desenvolvimento pessoal, independentemente do talento esportivo."

 



PUBLICIDADE


Por: Ascom
23/04/2025 - 09:53:22

Equipes de empresas, associações ou grupos comunitários devem se inscrever na Secretaria de Esporte

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude, Cultura e Lazer, está organizando uma grande celebração para o Dia do Trabalhador com a realização do tradicional Campeonato do Trabalhador, que acontecerá no dia 1º de maio, a partir das 8h, no campo do bairro Itapuã.

 

O torneio reunirá mais de 30 equipes, promovendo esporte, lazer e integração entre os trabalhadores do município. Com foco no espírito esportivo e na valorização dos atletas locais, a competição promete movimentar a cidade e atrair um grande público.

 

As inscrições para os times que desejam participar estão abertas até o dia 27 de abril e devem ser realizadas na sede da Secretaria de Esporte, localizada na Praça da Integração (Av. Nossa Sra dos Navegantes, s/nº - bairro Itapuã). As vagas são limitadas.

 

Para o secretário Tiago Moura, o evento é uma forma de homenagear os trabalhadores com incentivo à prática esportiva e à convivência social.

 

“O Torneio do Trabalhador é mais do que um torneio: é uma homenagem à força de quem move Eunápolis todos os dias. Vamos celebrar com união, respeito e espírito esportivo”, destacou o prefeito Robério Oliveira.

ASCOM PME



Por: ICL Notícias
19/04/2025 - 11:09:57

Todos os clubes da Série A do Brasileirão 2025 são patrocinados por bets; campeonato tem marca de uma casa de apostas

 

Em meio à multiplicação de patrocínios de casas de apostas no futebol, o treinador do Flamengo, Filipe Luís, perguntado em entrevista coletiva sobre o indiciamento do atacante Bruno Henrique por forçar cartão e beneficiar apostadores, fez uma crítica à massiva presença de propagandas das bets no esporte. Filipe disse que passou da hora de clubes agirem contra apostas esportivas e educarem seus jogadores sobre o tema.

 

Filipe Luís, na entrevista, citou um vídeo publicado pelo ex-jogador Diego Ribas e revelou que já recusou ofertas para fazer propaganda para casas de apostas. A declaração de Filipe foi dada nesta quarta-feira (17), após a goleada de 6×0 do Flamengo sobre o Juventude pelo Campeonato Brasileiro.

 

“Quando eu era novo, assistia à Fórmula 1 com meu pai e todos os carros tinham propaganda de cigarro. Hoje não pode mais. Recebi várias ofertas para fazer propaganda de casas de apostas, mas não faço, porque eu sei o dano que é para as pessoas que apostam, o vício, é uma droga, infelizmente. Daqui a 20 anos a gente vai olhar e falar ‘caramba, todos os times, lugares, anunciavam casas de apostas’. Mas o dano que está fazendo para tantas pessoas a gente não tem a real noção do que está acontecendo”, declarou Filipe Luís.

Presença das bets no futebol

Atualmente, todos os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro 2025 são patrocinados por bets, sendo que 90% deles com as empresas de apostas esportivas na posição de patrocinador master. O Mirassol e o Bragantino são as exceções no patrocínio master. O próprio Brasileirão carrega o nome da casa de apostas “Betano”, após acordo de patrocínio milionário com a CBF. Quatro bets têm contrato de patrocínio master com dois clubes cada.

 

O Flamengo, equipe de Filipe Luís, carrega no espaço do patrocinador master na camisa o nome de uma bet, “Fla Bet”, parceria entre o clube e a casa de apostas “Pix Bet”. O patrocínio é o de maior quantia do país: R$ 115 milhões por ano.

Na entrevista coletiva, Filipe contou como o Flamengo está orientando seus jogadores sobre o assunto. ”Os jogadores estão cada vez mais instruídos, o próprio Flamengo deu uma palestra sobre o assunto, o que podem e não podem. Na Espanha, eu estava lá desde 2015/2016, falavam todos os anos sobre a nossa conduta. O Flamengo fez isso esse ano e os jogadores estão cada vez mais instruídos para não serem nunca abordados”.

Indiciamento de Bruno Henrique

O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi indiciado pela Polícia Federal por supostamente ter forçado um cartão amarelo em jogo contra o Santos, no Brasileirão de 2023, para beneficiar apostadores.

 

bets Filipe 

Bruno Henrique, do Flamengo, foi indiciado pela Polícia Federal por supostamente ter forçado um cartão amarelo em jogo contra o Santos. (Foto: Getty Imagens)

 

Além dele, também foram indiciados Wander Nunes Pinto Júnior, irmão do atleta, Ludymilla Araújo Lima, esposa de Wander, e Poliana Ester Nunes Cardoso, prima do jogador. Os três fizeram apostas.

 

Bruno Henrique e seu irmão foram indiciados no artigo 200 da Lei Geral do Esporte — fraudar, por qualquer meio, ou contribuir para que se fraude, de qualquer forma, o resultado de competição esportiva ou evento a ela associado —, com pena de dois a seis anos de reclusão, e também estelionato, que prevê pena de um a cinco anos de prisão.

 

Na entrevista coletiva após a goleada de 6×0 do Flamengo sobre o Juventude, Filipe Luis comentou sobre o caso. Bruno Henrique foi relacionado e entrou já no fim da partida.

 

”Conversei com ele, ele está normal, absolutamente normal. Como eu falei na entrevista do ano passado, a única coisa que pedimos é a presunção de inocência. Uma pessoa que tem o direito de se defender das acusações.



Uma postura de uma pessoa que está totalmente tranquila, hoje entrou em campo, foi companheiro dos companheiros, foi amigo dos amigos. Enquanto ele estiver disponível, é um jogador muito importante”, disse Filipe Luís.

 



Por: Revista Piauí
07/04/2025 - 15:34:40

Conta-se que um dirigente esportivo carioca chegou ao Vasco da Gama batendo carteira e, quando deixou o clube, havia se transformado em batedor de caixa-forte. O futebol não possibilita riqueza apenas a alguns jogadores — por sinal, há um funil, e por isso nem todo mundo fatura como Neymar. Há cartolas que, ao longo do tempo, se tornaram multimilionários. Dois deles, sogro e genro, viraram, de uma hora para outra, potentados e, apesar de ações judiciais, nunca foram condenados.

 

A história dos cartolas, para além do folclore, notadamente a respeito de Vicente Mateus (o da “faca de dois legumes” e “quem sai na chuva é para se queimar”) e Eurico Miranda, vale uma ampla investigação.

 

Livros e mais livros poderão ser escritos a respeito das riquezas e jogadas dos homens que, por vezes, roubam à farta e passam a mão, inclusive, no faturamento de jogadores (parças que, relativamente inocentes, são enganados). Conta-se que em Goiás um jogador foi vendido para o exterior, ganhou até uma boa grana, mas o dirigente que o comercializou potencializou a própria fortuna.

 

Há, claro, dirigentes honestos. Podem ser contados nos dedos da mão esquerda? Talvez existam mais. Hailê Pinheiro, do Goiás, era de uma decência rara. Rico, dedicou sua vida ao clube. Amava o time como se fosse um filho.

 

As mordomias do Papai Noel do futebol

 

A revista “Piauí” — ou “piauí”, com “p” minúsculo —, espécie de “New Yorker” dos alegres trópicos, faz reportagens densas sobre vários assuntos. Propriedade de um empresário bilionário, o intelectual João Moreira Sales, não precisa fazer certos “acordos de gabinete” com anunciantes e possíveis anunciantes.

 

Arthur Lira e Ciro Nogueira: dois amigos de Ednaldo Rodrigues | Fotos: Reproduções

Os jornalistas de sua redação comentam que têm liberdade para investigar qualquer pessoa do país. As informações são publicadas sem contemplação, mas com responsabilidade. As reportagens são bem documentadas.

 

Na sexta-feira, 4, a “Piauí” divulgou uma reportagem ampla sobre as diatribes, digamos assim, do baiano Ednaldo Rodrigues, de 71 anos, presidente da Confederação Brasileira de Futebol. A CBF já foi presidida pelos bem-sucedidos João Havelange e seu escudeiro — fiel? — Ricardo Teixeira.

 

Na Copa de 1970, no México — aquela em que Jairzinho, Tostão e Pelé encantaram o mundo, como deuses da bola —, o presidente da República, o tenebroso general Emilio Garrastazu Médici, colocou os coturnos e ordenou ao seu “auxiliar técnico”, João Havelange, que convocasse Dadá Maravilha, o Dario, nem que foi para a reserva.

 

Antes disso, Médici ordenara ao chefão da CBF a demissão do técnico João Saldanha, que montou o time para Zagallo brilhar. João Sem Medo era comunista.

 

Pelo que diz a “Piauí”, Ednaldo Rodrigues, um idoso dos mais espertos, é um bon vivant. Mas nada egoísta. Com dinheiro da CBF — cuja receita líquida supera 1 bilhão de reais —, o cartola oferece boa vida, la dolce vita, para amigos do peito.

 

Na Copa do Mundo do Catar, no conflituoso Oriente Médio, 49 brasileiros foram premiados com mordomias oferecidas por Ednaldo Rodrigues, o Papai Noel da CBF.

 

Alguns dos agraciados, revela a “Piauí”, “voaram para Doha de primeira classe” e se hospedaram em hotel cinco estrelas.

 

Um dos felizardos recebeu um cartão corporativo e pôde gastar 2,5 mil reais por dia. Paris — ops!, Doha — é mesmo uma festa.

 

Entre os beneficiados pelas mordomias da CBF, tutti buona gente, a “Piauí” cita o deputado federal José Alves Rocha (União Brasil-BA) e o senador Ciro Nogueira (pP. Coincidência, o político é do Piauí, o Estado). O primeiro viajou acompanhando da mulher. O segundo levou a namorada (que, dizem, mora em Goiânia).

 

Ednaldo Rodrigues não é Hemingway, mas transformou a CBF numa festa exclusiva. Ele recebe salário de 1 milhão de reais e, com uma canetada, aumentou os ganhos dos demais cartolas de 50 mil para 215 mil reais por mês. É filantropo da cartolagem patropi,

 

“Piauí” conta que, apesar da boa vida concedida aos aliados, a CBF de Ednaldo Rodrigues cortou a verba para qualificar árbitros. Agora, os homens do apito recebem treinamento por meio de videoconferência. “É como se um clube contratasse um técnico europeu que ficasse treinando os jogadores lá da Europa. Não tem cabimento”, disse um árbitro à revista.

 

A arquiteta Luísa Xavier da Silveira move ação trabalhista contra a CBF e acusa Ednaldo Rodrigues de assédio moral. Ela também moveu ação, agora por assédio sexual, contra o ex-diretor de Comunicação Rodrigo Paiva (que nega) e Arnoldo de Oliveira Nazareth Filho (não apresentou sua versão à revista), ligado à Federação Amazonense de Futebol.

 

Se a Seleção Brasileira faz feio nas Eliminatórias — perdeu de 4 a 1 para a Argentina (para a Alemanha pode perder de 7 a 1, mas, para os hermanos, não, oh, não) —, Ednaldo Rodrigues faz “bonito” torrando o dinheiro da CBF, quer dizer, dos brasileiros. Até quando?



PUBLICIDADE


Por: Douglas Albino, assessor de imprensa da AV Assessoria
03/04/2025 - 11:50:36

ifinais do Campeonato Baiano pelo segundo ano seguido, Hugo Moura teve o seu desempenho premiado: ele foi eleito para a seleção do Baianão 2025. Vale destacar que, entre os 11 melhores da competição, o lateral-direito do Jacuipense é o único defensor que não atua por Bahia ou Vitória.

Hugo Moura foi o segundo jogador de linha que mais defendeu o Leão do Sisal no torneio. O lateral iniciou 10 das 11 partidas do Jacuipense no estadual, e não foi substituído nenhuma vez. Além disso, recebeu apenas um cartão amarelo durante todo o campeonato.

 

Se o desempenho individual foi positivo, o coletivo também. O Jacuipense teve a segunda melhor campanha da primeira fase no Baianão, e sofreu apenas uma derrota no torneio. A equipe terminou a competição com o melhor ataque (15 gols marcados) e a segunda melhor defesa (10 gols sofridos) entre os clubes fora da dupla Ba-Vi. Além disso, garantiu vaga na Copa do Brasil e na Série D de 2026.

 

“Fizemos um grande campeonato e mostramos a força do Jacuipense. O clube garantiu um calendário nacional para o próximo ano, o que também vai ser muito importante. Feliz por conseguir ajudar o time a figurar entre os melhores do estado”, disse o atleta, de 25 anos.

 

“Individualmente, é uma alegria muito grande ser reconhecido e estar na seleção do torneio. Isso mostra que o trabalho, não só meu como de todo o grupo, foi bem feito”, ressaltou.

 

Hugo Moura vem de duas temporadas de destaque no futebol baiano. Em 2024, ele já havia sido semifinalista do Baianão atuando pelo Barcelona de Ilhéus. Na ocasião, terminou a primeira fase com a maior nota média entre os laterais-direitos e registrou o maior número de desarmes em um único jogo daquela edição do estadual, com oito roubadas de bola em uma partida contra o Jacuipense. Os dados são da plataforma Sofascore.

 

O bom desempenho no Campeonato Baiano despertou interesse de clubes do cenário nacional e do exterior. Equipes como Caxias e Londrina sondaram a situação do lateral, assim como pelo menos 10 times que vão disputar a Série D deste ano, além de um clube do futebol europeu.

 

Apesar das especulações, Hugo Moura adota cautela e destaca que ainda não tem nada definido. “Estou pronto para um novo desafio e espero definir meu futuro em breve. O momento agora é de analisar com calma e tomar a melhor decisão para a sequência da minha carreira”, concluiu.

 

*Mais sobre Hugo Moura*

 

Alagoano do distrito de Luziápolis, em Campo Alegre, Hugo Moura tem boa parte da carreira profissional construída no Sergipe. No estado, o lateral atuou por clubes como Confiança, Lagarto e Atlético Gloriense. Ele também acumula passagem pelo futebol do Pará, onde defendeu a Tuna Luso na disputa da Série D de 2023.