Por: Clic 101/ Idalicio
07/12/2021 - 22:16:34

 

 

O Supremo Conclave do Rito Brasileiro promoveu no último sábado (25), a posse dos novos signatários dos altos corpos maçônicos de parte da região da Costa do Descobrimento.

 

 


Edson Nunes, Giulyano Moraes, Emerson Vasconcelos, Genivaldo Lacerda

 

O evento marcou a volta dos trabalhos maçônicos dos graus superiores da Loja Fraternidade 05 de Novembro em Eunápolis, e foi realizado com algumas restrições sanitárias e limitação do público.

 

A emoção tomou conta do evento, quando no momento da transmissão dos cargos foram apresentados vídeos com as biografias dos Maçons que deixavam os cargos e uma homenagem especial ao ilustre maçom Vivaldo Afonso do Rego.

 

Ven Leandro e irmãos que deixaram os cargos

 


Venerável Leandro Mosello e Irmãos que deixaram os cargos (Hugo Seguchi, Lauro Dela Libera, Aldair Neder, Arenilton Barreto Sampaio)

 

Tomaram posse: Edson Nunes Vieira, como novo Aterzata da Loja Capitular, que compreende os graus 4 ao 18, em substituição ao arquiteto Hugo Segushi.

 

 


Loja Capitular (Vagner Mello, Idalício Viana, Mário Gontijo, Edson Nunes, Leonardo Moraes, Carlos Roberto)

 

Giulyano Formiga de Moraes será o novo Grande Prior e vai comandar o Conselho de Kadosh Filosófico, que compreende os graus 19 a 30, em substituição ao médico Lauro Dela Libera.

 

 


Conselho Kadosh (José Nogueira, Antônio Carlos Aguiar, Giulyano Moraes, Hugo Segushi, Lauro Dela Libera, Carlos Roberto Araújo)

 

Emerson Vasconcelos será o novo Egrégio Mestre e vai comandar o Excelso Alto Colégio Manoel Ribeiro Carneiro, que tem sede em Eunápolis e Porto Seguro, e que compreende os Graus 31 e 32, em substituição ao bioquímico Aldair Neder.

 

 


Alto Colégio (Carlos Roberto Araújo, Cláudio Falabretti, Zilmar Zanela, Emerson Vasconcelos, João Valério, Antônio Carlos Aguiar)

 

E por fim, Genivaldo Lacerda, o Pimpão, assumiu o cargo de Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro, em substituição ao ilustre Maçon Arenilton Barreto Sampaio.

 

A renovação do comando dos Altos Graus do Rito Brasileiro foi cuidadosamente planejada, e segundo Aldair Neder, visa continuar a tradição, dando um toque de modernidade e juventude aos graus superiores. 

 

E foi o que se viu durante o evento, que contou com a presença das esposas dos componentes, que também participaram e ajudaram a apresentar e organizar  o cerimonial.

 

 


Venerável Leandro Mosello recebe homenagem especial para a Loja Maçônica Fraternidade 05 de Novembro

 

Aldair, um dos grandes baluartes da maçonaria baiana, deixa o Excelso Alto Colégio Manoel Ribeiro Carneiro, depois de treze anos, quando substituiu o Dr. Heraldo Lima (in memorian), outro tradicional Maçom portosegurense.

 

Já Arenilton Barreto, deixa o cargo que ocupava há mais de duas décadas com um mixto de firmeza e doçura como características principais, e foi um dos mais festejados durante o evento.

 

A noite foi de muita felicidade, principalmente pelo reencontro de alguns maçons que não se viam há praticamente 2 anos.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL