Por: IFBA/Campus Eunápolis
30/10/2014 - 22:19:53

Mais de 1200 profissionais e estudantes reuniram-se na cidade de Natal-RN, no Centro de Convenções, para trocar experiências, aprender e debater sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos no 56º Congresso Brasileiro do Concreto, que aconteceu de 07 a 10 de outubro de 2014. Na 56ª edição do evento, foram apresentados 486 trabalhos de pesquisadores de universidades, institutos e centros de inovação de empresas e instituições, em sessões orais e pôsteres, sobre os temas “gestão e normalização”, “materiais e propriedades”, “projetos de estrutura”, “métodos construtivos”, “análise estrutural”, “materiais e produtos específicos”, “sistemas construtivos específicos” e “sustentabilidade”. Os professores Eduardo Dultra e Guillermo Cabala do IFBA/Campus Eunápolis apresentaram dois trabalhos de pesquisa no referido congresso. O primeiro, com o título “ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O CAPEAMENTO COM ENXOFRE E A UTILIZAÇÃO DE ALMOFADAS EM NEOPRENE NO ENSAIO DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DE CONCRETO ESTRUTURAL” foi apresentado, na forma de apresentação oral, pelo prof. Guillermo Cabala e o segundo, com o título “INFLUÊNCIA DO AUMENTO DO ABATIMENTO DO CONCRETO ESTRUTURAL ATRAVÉS DA ADIÇÃO DE ÁGUA OU CALDA DE CIMENTO 1:1 NA PROPRIEDADE DE RESISTÊNCIA MECÂNICA”, foi apresentado na forma de pôster pelo prof. Eduardo Dultra.

Os dois trabalhos científicos tiveram a participação do aluno egresso do curso Técnico em Edificações do IFBA/Campus Eunápolis, Lucas de Oliveira Carvalho, que atualmente é estudante de Engenharia Civil da UFRJ/Campus Macaé e compareceu juntamente com os professores ao congresso em Natal-RN. Segundo o professor Eduardo Dultra “A participação com trabalhos apresentados em eventos desse nível mostra o comprometimento do IFBA/Campus Eunápolis com a qualidade do ensino que oferece. Através do envolvimento na pesquisa científica é possível o fortalecimento e aprofundamento do conhecimento adquirido por nossos alunos. Estamos nos organizando para uma participação maior no próximo evento IBRACON 2015 em Bonito-MS, não somente com trabalhos publicados nos Anais do congresso, mas também, com equipes de alunos participando das competições universitárias de tecnologia do concreto”. O professor Guillermo Cabala acrescenta que “Não só o apoio do IFBA/Campus Eunápolis foi fundamental ao desenvolvimento dos projetos de pesquisa, mas também, a participação dos nossos parceiros: Mineração São Vicente Ltda; Britaki – Britas e Areias e Morelato Telhas de Concreto, sempre dispostos a apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico em nossa região”.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL