Por: AtlanticaNews
23/09/2014 - 15:33:25

Os efeitos colaterais de uma cidade crescendo sem planejamento são sentidos a todo o instante em Eunápolis, no trânsito não é diferente. Quem esteve presente na última quinta-feira, (18/09), ás 19h30  na Câmara de Vereadores  teve a oportunidade de ver confirmada pelas autoridades presentes, a difícil caminhada que começa a ser empreendida pelo município visando atenuar tal dilema. O encontro realizado no Auditório da Câmara fez parte da programação da Semana Nacional de Trânsito.

O primeiro convidado a fazer uso da palavra foi o Chefe da 22ª CIRETRAN, Willy Hafner. Logo em seguida foi a vez do Chefe do Departamento Municipal de Trânsito, Carlos Alberto Ferreira. Representando a 7ª CIPM, falou o Capitão PM Thiago Cruz. Convidado para ser o palestrante do encontro o Inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Cláudio dos Santos foi o último a falar, fazendo uma profunda abordagem do problema enfrentado em todo o país e, em especial, em Eunápolis. Atuando em cima do tema; "Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre", Cláudio alertou que "o elemento mais vulnerável e sensível do trânsito é o pedestre e que deve receber a atenção devida." Para ele, "o trânsito hoje é uma batalha anárquica, cada um por si, Deus por nós todos, sendo o pedestre o soldado mais fraco." Afirmando que em Eunápolis nos dias atuais  já existe registro de colisões frontais de cinquentinhas, Claúdio dos Santos alertou os pais para que tomem os cuidados cabíveis ao presentearem os seus filhos com tal modelo de veículo. Segundo o patrulheiro quando cai um avião, existe uma comoção que toma conta de todos, entretanto, o trânsito está matando muito mais. Morre uma pessoa a cada 15 minutos, são 96 pessoas por dia, 50 mil por ano, deixando um saldo de 350 mil feridas. Por outro lado, números extra-oficiais, dão conta que o o número é 150% maior, ultrapassando 100 mil vítimas por ano já que os registros oficiais só consideram as vítimas do trânsito, aquelas que morrem no local.

É como se caísse um avião por dia no país. 

Finalizando, afirmou que é necessário que se faça uso do "respeito ao indivíduo", pois "as palavras ensinam, mas os exemplos arrastam", citando os ensinamentos de um companheiro palestrante da PRF.

A ausência sentida foi a do Prefeito Neto Guerrieri que estava naquele momento acompanhando o andamento de obras asfálticas na cidade com a sua equipe; mais foi representado, pelo ex vereador Vaidiran Marques. A Semana segue até o dia 25 e segundo informações da Coordenação, estão agendadas diversas atividades; aulas de educação para o trânsito nas escolas municipais e privadas de Eunápolis para os alunos da Educação Infantil, Educação Fundamental I e II e Ensino Médio. Serão também realizados Comandos de Saúde na Rodovia, Panfletagem para Pedestres e Ciclistas, Blitz Educativa nos Bares, Blitz Educativa para Motociclistas, Debate Público sobre a Temática e Mutirão da Cidadania no Centro da Cidade. 


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL