Por: AtlanticaNews
29/07/2014 - 06:13:56

A 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora na Bahia, realizada na capital do Estado na semana passada (de 23 a 25), reuniu 300 representantes de sindicatos e entidades da sociedade civil.

O encontro que teve como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora direito de todos e todas e dever do Estado” discutiu temas ligados à saúde da classe trabalhadora, a partir de quatro temas centrais, relacionados ao desenvolvimento sócio-econômico e seus reflexos na saúde, o controle social na saúde e o financiamento da política nacional de saúde.

As cerca de 100 propostas aprovadas serão levadas para a Conferência Nacional, cuja data não foi ainda divulgada. 

Participando desse último grupo, o representante de Eunápolis na conferência, o radialista João Alcides Freitas apresentou uma proposta que prevê a utilização de dinheiro recuperado de atos ilícitos de todo tipo, desde verbas desviadas por gestores, até dinheiro da contravenção e do crime organizado, para o financiamento da Saúde.

A proposta original previa o percentual de 50% desse dinheiro, entretanto, teve que ser modificada, para atender a reivindicações de representantes de outros setores, como da Educação. Assim o percentual ficou a ser definido na Conferência Nacional.

O representante eunapolitano defendeu a proposta argumentando que o valor desse dinheiro ilegal é de bilhões, e boa parte chega a ser recuperado, o que seria um reforço para o caixa da Saúde.

Inicialmente, a proposta foi apresentada, discutida e aprovada entre os 25 participantes do grupo de trabalho., obtendo 24 votos. Depois, na Plenária, onde foi aprovada por 168 dos 250 membros. Se tornando na sexta proposta mais votada da Conferência.

 “Não foi uma vitória minha, mas de um grupo de trabalho que se movimentou para vê-la aprovada, e por extensão, também dos trabalhadores brasileiros, uma vez que, sendo efetivada, vai beneficiar milhões de pessoas, a classe trabalhadora, afirmou João Alcides.

Sobre a conferência, o representante de Eunápolis a considerou “de alto nível, e acredito que dela saíram sugestões importantes, que poderão contribuir para a criação de novas políticas para a Saúde nacional”, assegurou João.

O representante de Eunápolis foi indicado para a Conferência Estadual, na “macrorregional” realizada em Teixeira de Freitas, que indicou os sete participantes do extremo sul na conferência estadual. 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL