Por: Teoney Guerra / AtlanticaNews
23/04/2014 - 01:32:02

A colheita ainda está no começo, feita pelos pequenos e médios cafeicultores. Só a partir de hoje – pós Semana Santa – é que os grandes produtores começaram a colher. Uma tradição aqui na região, como salienta o engenheiro agrônomo, Francys Barroso Sarcinelli.

As informações do agrônomo dão conta de que a produção regional deve ser 35% maior do que a do ano passado, uma vez que, naquele ano, houve uma quebra com esse percentual, enquanto neste ano, não houve nenhum problema, e a produção terá um ótimo rendimento.

A produção que começa a ser colhida foi beneficiada pelo tempo bom, com a alternância de períodos de chuva e sol, o que permitiu o bom desenvolvimento dos grãos e das plantas de uma forma geral.

“As lavouras se recuperaram bem da estiagem [do ano passado] e os produtores estão bem esperançosos”, afirmou Francis, explicando que a escassez de chuvas e o tempo quente ocorridos no verão passado, poderiam causar danos aos cafezais, impactando de forma negativa esta safra.

Apesar do aumento dos plantios em muitas fazendas, a produção deverá ser praticamente a mesma de 2012, um ano bom, em razão da substituição de lavouras velhas, e tratos culturais, como a poda.

O agrônomo preferiu não fazer estimativa da produtividade média, em razão estar ainda no começo da colheita, mas garantiu que a produtividade está sendo boa. 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL