Por: Por Bahia Notícias
29/11/2015 - 10:07:35

A presidente Dilma Rousseff (PT) cancelou a viagem que faria ao Japão e ao Vietnã por falta de orçamento da União.  O informe foi divulgado na sexta-feira (27), quando também foi anunciada a publicação de um decreto de contingenciamento, nesta segunda-feira (30).

De acordo com o informe, serão bloqueados R$ 10 bilhões do orçamento da União por causa da não aprovação, pelo Congresso Nacional, da nova meta fiscal. O Planalto informou que a partir de dezembro "o governo não pode mais empenhar novas despesas discricionárias, exceto às essenciais ao funcionamento do Estado e ao interesse público". 

"Não se trata de um problema financeiro, mas orçamentário... Pelo mais recente posicionamento do Tribunal de Contas da União (TCU), a não aprovação da revisão da meta (fiscal) obriga o governo a contingenciar as verbas discricionárias", disse o Planalto.

A votação da alterçaão da meta fiscal estava programada para esta semana, mas a prisão do senador Delcído do Amaral (PT-MS) impediu. A sessão foi adiada para a próxima terça-feira (1).


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL