Por: Assessoria de Comunicação
09/10/2015 - 09:51:47

Reconhecido fotógrafo da natureza realiza campanha de registro fotográfico das riquezas naturais no Sul da Bahia. Biólogo de formação, Luciano Candisani é fotógrafo da revista National Geografic Brasil e esteve na última semana registrando a biodiversidade da Mata Atlântica nas reservas existentes na região.  “A fotografia é uma ferramenta poderosa que estabelece essa comunicação imediata. É uma linguagem universal que atrai a atenção das pessoas, gera mudanças, gera um movimento em direção à mudança”, falou Candisani ao destacar o poder da fotografia.

Candisani passou três dias, realizando um trabalho fotográfico da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel e já no primeiro dia disse ter ficado encantado com a biodiversidade encontrada na área. “Em meia hora de caminhada, já conseguimos ver cinco espécies de anfíbios dentro de uma única bromélia. Isso é simbólico em relação à diversidade de vida na floresta Atlântica”, ressaltou Candisani também em relação a grande quantidade de aves que conseguiu observar na área. “Dediquei um dia inteiro para fotografar aves e consegui observar uma diversidade impressionante, muitas delas ameaçadas de extinção, infelizmente”, lamentou.

Além da RPPN Estação Veracel, o fotógrafo também esteve no Parque Nacional Pau-Brasil e na RPPN Rio Brasil. Segundo ele, um dos seus sonhos era conseguir fotografar uma harpia. “Na Mata Atlântica especialmente! Seria emblemático com essa história de conservação riquíssima que acontece aqui”, ressaltou.

Natureza em foco - Candisani conta que iniciou seu trabalho, fotografando no mar de Ilhabela (SP), onde

mora. Hoje, faz fotos da natureza em geral. Ele já fez registros na Antártica, na Patagônia, no Pantanal, na Amazônia, em Abrolhos, no Atol das Rocas e na Reserva Biológica de Una, dentre tantos outros paraísos ecológicos. “Já trabalhei bastante aqui no Sul da Bahia. É uma região belíssima e com uma biodiversidade exuberante”, destacou o fotógrafo.

Sobre o processo de engajamento das pessoas nas causas ambientais, Candisani ressalta que a fotografia pode ser uma ferramenta importante para a conservação do meio ambiente. “A observação da natureza é o que me encanta. É o que me move na vida e na fotografia”, completa o fotógrafo sobre suas motivações.

 

 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL