Por: Ascom- Secretaria de Saúde
02/10/2015 - 21:27:32

As ruas do centro da Terra Mãe do Brasil foram tomadas pela vibrante cor rosa nesta sexta feira, 02/10.  A manhã ensolarada foi marcada com grande festa anunciando a chegada da 3º edição do Porto Seguro Rosa 2015, decisão de peito,  importante engajamento social em defesa à saúde da mulher.  Motivada pelo permanente enfrentamento contra o câncer de mama, a população atendeu a convocação da Prefeita Cláudia Oliveira, unindo-se ao Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Dr. Fábio Vilas Boas, Secretária de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, Vice-Prefeito, Humberto Nascimento, Secretária de Saúde, Edna Alves, além da participação ativa dos Secretários de Governo,  Autoridades Legislativas e Servidores da Prefeitura.

Munidos de faixas, bolas e muita disposição, os participantes da grande caminhada de mobilização percorreram as principais ruas e avenidas do centro da cidade. Durante todo o percurso, animado por músicas, aplausos e palavras de atitude contra o câncer de mama, os moradores, turistas e comerciantes expressavam a satisfação diante da responsabilidade da administração pública para com a luta pela preservação da vida,  através da prevenção, diagnóstico e do tratamento do câncer de mama. De acordo com informações da Polícia Militar, cerca de 2000 mil pessoas compareceram ao evento, que teve início no Trevo do Cabral, e encerrou o trajeto na Passarela do Descobrimento, local escolhido para o lançamento oficial da carreta de rastreamento ao câncer de mama.

Posicionados na área externa da carreta móvel, o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Dr Fábio Vilas Boas, juntamente com a Prefeita Cláudia Oliveira, e demais autoridades descreveram a satisfação de possibilitar a continuidade da ampliação aos serviços de saúde.  Entre as novidades enfatizadas pelo Secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas,  destaque  para o lançamento, em Porto Seguro, do Programa Saúde Sem Fronteiras, desenvolvido pela SESAB que reúne os serviços de rastreamento do câncer de mama, como parte da programação do Outubro Rosa, mês de atenção especial para as mulheres.

 "O município de Porto Seguro conta com o apoio do governo do Estado da Bahia, tendo a preocupação de descentralizar a assistência à saúde, frente as inúmeras ações em todo o estado. Estamos juntos na luta contra o câncer de mama, nossas equipes, em parceria com a gestão da Prefeita Cláudia Oliveira, estão totalmente empenhadas em intensificar os serviços de rastreamento do câncer de mama, ampliando e qualificando os programas de acesso à saúde, oferecendo à população toda assistência que necessita”, afirma.

No período de 02 a 20/10, a  carreta itinerante instalada na Passarela do Descobrimento, funcionando de segunda à sábado,  das 8h às 18h, fornecerá exames preventivos ao câncer de mama para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, em concordância as diretrizes preconizadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), que aponta o elevado índice da doença neste público alvo.  A estrutura física possui 3 mamógrafos, com a capacidade instalada de realizar por dia 210 exames, estando previstas até o término das atividades, a efetivação de 3.150 procedimentos. Para participar, é necessário que as mulheres, entre 50 e 69 anos, apresentem cartão SUS e RG. 

Para a Prefeita Cláudia Oliveira, a satisfação de estar à frente em ações conjuntas com o governo do estado da Bahia, é motivo de fortalecimento para intensificar os trabalhos de saúde em Porto Seguro. A gestora ressaltou, inclusive, o desejo de implantar na cidade um centro de tratamento especializado em oncologia. 

"Eu tenho muito orgulho de ser prefeita de um município tão importante como Porto Seguro, realizando o lançamento do terceiro ano consecutivo do Porto Seguro Rosa. Agradeço ao governo do estado da Bahia pela parceria e é uma honra muito grande fazer a caminhada e estarmos aqui oferecendo exames de mamografias para as mulheres que merecem toda a nossa atenção, respeito e assistência. Eu já conversei com o Secretário de Saúde, Dr. Fábio Vilas Boas sobre a implantação do centro de tratamento especializado para o câncer, em Porto Seguro, porque eu tenho fé e creio que para Deus não há impossíveis. Agradeço o empenho de todos e da minha equipe de saúde, profissionais guerreiros, na pessoa da competente Secretária de Saúde, Edna Alves", enfatiza.

 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL