Por: AtlanticanewsMariana ferreira
29/05/2015 - 01:16:55

A Câmara dos Deputados aprovou, por 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção, o dispositivo que acaba com a reeleição para os cargos executivos (prefeito, governador e presidente da República). Todos os partidos orientaram pelo fim da reeleição. O dispositivo é de autoria do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O fim da reeleição, no entanto, precisa ainda ser aprovado em segundo turno na Câmara para depois ser apreciado, também em duas votações, pelo Senado.

A regra, se aprovada, não se aplicará aos prefeitos eleitos pela primeira vez em 2012 e aos governadores também eleitos pela primeira vez em 2014, nem a quem os suceder nos seis meses anteriores ao pleito. Pela proposta, o próximo presidente da República não poderá se reeleger.

Financiamento de Campanha

Os deputados aprovaram também, por 330 votos a 141 e 1 abstenção, o financiamento privado de campanhas com doações de pessoas físicas e jurídicas para os partidos políticos e com doações de pessoas físicas para candidatos.

O texto aprovado é de autoria do deputado Celso Russomanno (SP) e define, para uma lei futura, limites máximos de arrecadação e dos gastos de recursos para cada cargo eletivo.

Pela emenda, o sistema permanece misto, com dinheiro público do Fundo Partidário e do horário eleitoral gratuito, e privado, com doações de pessoas e empresas.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL