Por: AtlanticanewsMariana ferreira
27/05/2015 - 04:42:20

Os servidores penitenciários do estado da Bahia decretaram greve geral nesta quarta-feira (27). A paralisação não tem prazo para encerrar e apenas 30% do efetivo continuará trabalhando por período indeterminado.

De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), Reivon Pimentel, O motivo da greve é o não cumprimento por parte da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) das exigências da categoria.

A maior reivindicação é a efetivação dos novos agentes, que aconteceria em abril, mediante concurso público realizado em novembro de 2014. Segundo o sindicato, o déficit de agentes no estado está por volta de 8 mil profissionais.

Dados do Sinspeb apontam que atualmente a Bahia possui 200 presos sob responsabilidade de cada agente penitenciário, enquanto que o recomendado pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) e pela Organização das Nações Unidas (ONU) é de um agente para cada cinco detentos.

No último domingo (24), uma rebelião deixou nove detentos mortos e outros quatro feridos no presídio de Feira de Santana.

Será realizada uma reunião entre os coordenadores do sindicato, a Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin), Saep e a Secretaria de Administração do estado (Saeb) às 9h da manhã desta quinta-feira (28).


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL