Consumidores de operadoras telefônicas, em especial TIM e Claro, estão sendo lesados com o desaparecimento dos créditos em suas contas pré-pagas. Um deles, eunapolitano, fez uma recarga de R$ 13 num dia e em apenas uma ligação de cinco minutos para número de mesma operadora (Claro) perdeu todo o crédito, sendo que seu plano permite falar a 0,21 centavos o minuto. Sem conseguir abrir reclamação, no dia seguinte ele fez mais uma recarga de R$ 13 e o problema se repetiu.
“A gravação diz para apertarmos a tecla estrela para falar com o atendente ou ter qualquer outro atendimento, mas a gravação continua sem nos transferir. E não dão mais opção”, contou, sem querer se identificar.
Outro consumidor, de Salvador, disse que tinha crédito de R$ 9 quando tentou fazer ligação com o seu TIM e foi informado de que seu saldo era suficiente.
"Quando tentei ligar fui informado de que o crédito estava zerado. Não realizei ligações naqueles dois dias, como poderia ter acabado assim?", questionou.
Se não conseguir reclamar com a operadora para ser ressarcido, o cliente precisa registrar a queixa nos órgãos de defesa.
O Serviço Móvel Pessoal (SMP) é regulamentado pela Resolução nº 477 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que estabelece formas da prestação dos serviços de telefonia fixa, móvel e de internet, além de tratar da cobrança. Qualquer irregularidade deve ser denunciada à agência no telefone 1331 ou pelo site anatel.gov.br.