Por: AtlanticanewsMariana ferreira
03/03/2015 - 09:37:54

A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou, sem vetos, a Lei dos Caminhoneiros na tarde desta segunda-feira (2). Conforme o governo, esta era uma das reivindicações da categoria, que fez vários protestos pelo país, especialmente na região Sul, ao longo da última semana. A nova lei determina o pedágio gratuito por eixo suspenso para caminhões que não estiverem carregados.

A lei deve ser publicada na edição desta terça-feira (3) do Diário Oficial da União. Com a aprovação, o governo espera que os caminhoneiros desbloqueiem as estradas.

“A lei também define o perdão das multas por excesso de peso dos caminhões, recebidas nos últimos dois anos, e muda a responsabilidade sobre o prejuízo. A partir de agora, os embarcadores da carga, ou seja, os contratantes do frete serão responsabilizados pelo excesso de peso e transbordamento de carga”, informou nota da presidência.

O governo também prometeu “tomar as medidas necessárias para permitir a prorrogação por 12 meses do pagamento de caminhões adquiridos pelos programas ProCaminhoneiro e Finame, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social”, que também faz parte do acordo feito com os caminhoneiros.

Ainda segundo a Secretaria-Geral, a lei garante a ampliação dos pontos de parada para caminhoneiros.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL