Por: ASCOM
29/11/2018 - 12:20:40

No dia 28 do mês de novembro de 2018 às 10:00h, os alunos do 4º ano matutino do Curso Técnico em Contabilidade do Centro Territorial de Educação Profissional da Costa do Descobrimento - CETEP da cidade de Eunápolis, Bahia, fizeram uma visita técnica à AGO - Associação Gota do Óleo. O objetivo da visita foi verificar os processos de retorno de resíduos do pós-consumo à cadeia produtiva (Logística Reversa), especificamente a garrafa pet e óleos de uso doméstico. Como a turma estuda a Contabilidade do terceiro setor, aproveitaram para conhecer as ações da associação em prol da comunidade. A AGO - Associação Gota do Óleo demonstra, na prática, o tripé da sustentabilidade que é ser ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável. A AGO oferece a todas as pessoas físicas e jurídicas, a oportunidade de poder contribuir para o desenvolvimento sustentável sem comprometer as futuras gerações. 

O professor Roberval Lopes quando ministra as aulas da Disciplina de Logística Reversa, fala sobre os impactos que os resíduos gerados no processo produtivo podem causar à natureza e consequentemente às pessoas. Então Roberval estimula os alunos a pensarem para que desenvolvam ações preventivas que possam ser praticadas nas empresas, no entorno e que essas práticas sustentáveis se tornem hábitos. “A visita técnica na AGO foi uma grande lição para todos nós, conhecemos pessoas que estão trabalhando por um mundo melhor. O mais impressionante é o engajamento deles por uma causa que é responsabilidade de todos e faz com muito amor e dedicação” declarou o professor Roberval e por último agradeceu a AGO - Associação Gota do Óleo por abrir as portas para os alunos do CETEP. “Aproveito para convidar a todos para contribuir com o meio ambiente juntando óleo de cozinha, material reciclável e garrafa pet e encaminhar a AGO” concluiu o professor.

DOAÇÕES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

Os moradores de Eunápolis podem juntar os materiais recicláveis tais como: papel, livros, revistas, jornais, papelão, embalagens plásticas de todos os tamanhos e de produtos de limpeza, beleza, garrafas pet, de água mineral, latinhas, alumínio e ferro e fazerem as suas doações no horário comercial na sede da associação localizada na Avenida Lídio Barreto em frente ao número 860, prédio cor laranja de esquina com a rua Aruba, próximo do antigo Supermercado Rondelli, Dinah Borges, Eunápolis, Bahia. O telefone de contato para obterem maiores informações é: (73) 3281-2705 / 98136-9393 / 98143-8282.

AGO RECEBE ESTAGIÁRIOS DO CETEP

A AGO – Associação Gota do Óleo firmou parceria com o CETEP e está recebendo alunos do colégio para estagiarem na instituição fortalecendo ainda mais o trabalho em prol do meio ambiente levando para estes alunos uma visão diferenciada quando aos cuidados que temos que ter com o nosso planeta. Os estagiários durante o estágio apontam melhorias para a AGO poder ampliar ainda mais as suas ações.

AGO NO COMBATE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Durante a visita técnica dos alunos de Contabilidade do CETEP o pedagogo José Carlos Filho, vice-presidente da AGO – Associação Gota do Óleo proferiu também a palestra “AGO no combate a exploração do trabalho infantil” levando para os alunos as informações quanto aos prejuízos do trabalho infantil realizados por crianças, adolescentes e juventude nas feiras livres da cidade. Fazendo carregos com carros de mão para levar as compras das pessoas. Muita gente pensa que está ajudando mais na realidade com o tempo eles sofrerão fortes dores nas articulações além de outros sérios problemas de saúde.

Segundo o médico Dr. Gabriel Menezes de Brito, os prejuízos do trabalho infantil na saúde da criança nas Feiras Livres são: Riscos Ocupacionais – exposição, sem proteção adequada, à radiação solar, chuva e frio, exposição e abuso físico, psicológico e sexual. Já os prováveis riscos à saúde são: internações, queimaduras na pele, envelhecimento precoce, câncer de pele, desidratação, doenças respiratórias, ceratoses actínicas, hipertemia, dermatoses, dermatites, conjuntivite, queratite, pneumonite, fadiga.

Pelos motivos acima relacionados ao irem nas feiras livres fazer as suas compras não se utilizem de carregos de mão feitos por crianças, adolescentes e juventude pois você não estará ajudando eles e sim gerando sérios problemas.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL