Por: Redação Atlântica News
06/12/2018 - 11:19:12

Entre janeiro de 2015 e julho de 2018, foram implantados 1.524 novos leitos hospitalares na Bahia, distribuídos em forma de rede direta, indireta e por meio de contratos. Com a ampliação de serviços e descentralização, a assistência à saúde se torna cada vez mais especializada, célere e aprimorada.

O secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, destaca que o interior está recebendo uma atenção especial, e que Salvador representa 20% de todo o esforço que vem sendo feito pelo Governo do Estado.

“Ao longo da história, há uma concentração de leitos hospitalares na Região Metropolitana de Salvador, principalmente os especializados. A nossa meta é regionalizar e descentralizar a atenção à saúde, fazendo com que se construam hospitais onde eles não existem e fazendo com que os que já existem sejam mais resolutivos, com tecnologia e profissionais qualificados”.

O Governo do Estado está realizando obras no Norte do Estado, em Juazeiro, no Oeste, em Barreiras, no Sudoeste, em Guanambi e em Vitória da Conquista, e no Sul, em Itabuna, Porto Seguro e também em Teixeira de Freitas, onde há um projeto de construção do Hospital Regional da Costa das Baleias, com 300 leitos.

“Todo esse trabalho tem um impacto significativo. Nós reduzimos em 60% o tempo médio de espera por um leito hospitalar, no caso de ortopedia, em 50% em cardiologia, e em 40% na espera por cirurgias vasculares. Hoje, temos uma espera média de quatro dias, por um leito, e nossa meta é chegar a uma regulação dentro das primeiras 24 horas”, afirma o secretário.

O secretário também fala sobre a importância da “desospitalização” de pacientes crônicos como estratégia para que se disponibilizem mais leitos para a população baiana. “Paralelamente, nós criamos também um serviço de “desospitalização”, com a implantação de leitos para a internação em domicílio. Já retiramos 500 pacientes dos hospitais, nossa meta é retirar mais mil pacientes. São pacientes em estado crônico que viviam em unidades hospitalares e, ao retirá-los dos hospitais, nós disponibilizamos novos leitos”.

Vilas-Boas diz que os próximos quatro anos serão de mais desafios e investimentos. “Em meados de 2019 vamos inaugurar o Hospital Metropolitano, com 265 leitos, temos a inauguração da maternidade de Camaçari, com mais 100 leitos, temos a Unacon, de oncologia, em Juazeiro, a ampliação do hospital de Irecê, com implantação de cirurgia cardíaca e oncologia e mais 100 leitos hospitalares, em Barreiras vamos implantar mais cem leitos e unidades de oncologia e cardiologia. Em Vitória da Conquista, o hospital vai receber uma nova enfermaria e uma UTI pediátrica, o hospital de Guanambi terá uma nova UTI neonatal, Porto Seguro vai receber os serviços de cardiologia e oncologia, e aqui em Feira de Santana temos o novo Clériston Andrade, que terá as obras iniciadas em dezembro e dentro de 10 meses teremos um novo hospital com prontuários digitais, sem utilização de papéis, um dos mais modernos do País”.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL