Por: Luciene Nogueira / AtlanticaNews
18/10/2018 - 14:05:28

A programação do Outubro Rosa segue acontecendo em Eunápolis. Nesta quarta-feira (17), aconteceu na Câmara Municipal um evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde reuniu sociedade civil, como o Lions Clube, e especialistas da área, como o médico Hugo Cedro – mastologista, cirurgião geral e especialista em mamografia, a professora  Jusciene Silva Souza Nascimento, o coordenador da Atenção Básica, Itamar José Belo, a psicóloga e coordenadora do CREAS, Dominik Dantas, e a defensora pública Elen Salaberry, além do secretário de saúde de Eunápolis, Rodrigo Kuada.

Além dos palestrantes, cerca de 200 pessoas estiveram presentes, maioria de mulheres e profissionais da área de saúde. Na sexta-feira, 26/10, todas as eunapolitanas estão convidadas para a Grande Caminhada do Outubro Rosa que acontecerá na Av. Porto Seguro com concentração às 08h, no Posto Nossa Senhora D’ajuda. Ainda na sexta, o Lions Club Santa Cruz realizará a tradicional Seresta Rosa, com a venda dos ingressos revertida em mamografias para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que a faixa etária não é contemplada pelo SUS.

Outubro Rosa – Outubro Rosa é o mês em que todos se levantam para uma campanha direcionada contra o câncer de mama, é quando todos os integrantes da área de saúde, buscam fazer palestras, incentivar o autoexame, buscar informações para evitar ou combater a doença que ainda mata muitas mulheres, a saber que nas mulheres e nos homens, existem muitos sintomas que podem, se não cuidados a tempo, levar ao óbito, pois em determinados casos, os vários tipos de câncer ainda podem ser combatidos.

O Lions clube Santa Cruz esteve presente com a sua presidente, Romênia, e os diretores João Bosco, Fátima Bosco Maria Dajuda, , Luciene Nogueira Jaélia.  e  Gabriel Delane O clube promove ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama ao longo dos anos.

Os médicos ressaltam que, se não houver uma busca incessante por informações, exames, cuidados especiais, a doença se alastra e muitas mulheres acabam morrendo.

Até a alguns anos atrás, mesmo com todos os tratamentos, o câncer era tido como uma doença terminal, mas hoje os tratamentos foram mudando e vários casos já foram curados e muitos pacientes hoje levam uma vida saudável após a quimioterapia ou a radioterapia. Antes, a doença era tratada somente com medicamentos, hoje, como parte do tratamento, é feita uma coluna de médicos, que ajuda o paciente a ter mais tranquilidade, com ajuda de psicólogos, que ajudam o paciente sustentar a doença com mais ânimo e até mesmo complacência.

 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL