Por: Secom
03/10/2018 - 03:18:24

Cercada por decoração em tons rosa, a plenária da Câmara de Vereadores de Porto Seguro foi o espaço escolhido para realizar a abertura da 6º edição do Porto Seguro Rosa: uma atitude de peito, nesta terça-feira, 02/10. O lançamento oficial da campanha, que pretende mobilizar a sociedade sobre a necessidade de prevenção e rastreamento no estágio inicial do câncer de mama, aponta uma alarmante estimativa para o ano de 2018, no Brasil, com 59.700 casos novos da doença, conforme estudo do INCA (Instituo Nacional do Câncer), representando uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100.000 mulheres.  

Indicadores do câncer de mama no município

Em 2018, com os contínuos esforços em identificar precocemente novos casos de câncer de mama, através do Programa Municipal de Saúde da Mulher, efetivado em todas as Unidades de Saúde da Família, foram diagnosticadas 153 mulheres portadoras da doença, sendo 59 mulheres diagnosticadas com câncer do colo de útero.  As pacientes recebem tratamento e acompanhamento do TFD, (Tratamento Fora Domicílio). 

Mesa Diretora

O evento foi prestigiado pela prefeita Cláudia Oliveira, secretário de saúde, Kerrys Ruas, secretária de assistência social, Lívia Bittencourt, presidente da Câmara de Vereadores, Evaí Fonseca, médico referência no tratamento de mastologia, Drº Hugo Cedro, superintendente da atenção básica, Gleison Alves e a diretora do programa sistema de câncer de colo do útero e mama, Vanessa Trevisol, que compuseram a mesa diretora, além da participação de vereadores, representantes da sociedade civil, pacientes em tratamento do câncer de mama viabilizado pelo SUS e servidores da saúde.

A prefeita Cláudia Oliveira ressaltou o engajamento social para prevenção e rastreamento do câncer de mama junto a gestão pública e fez questão de informar a implantação do tratamento oncológico em Porto Seguro. "Essa luta não é só das mulheres que hora passem por essa situação tão difícil. A luta é de todos nós. Temos feito o possível para atender as demandas em prol da saúde da mulher no nosso município. Estamos empenhados para trazer, logo no ano que vem, o tratamento de quimioterapia a Porto Seguro. Assim as pacientes não precisarão se deslocar para Teixeira de Freitas e Itabuna", enfatiza.   

Homenagens

Um dos momentos emocionantes durante o evento ocorreu por meio do relato de experiências da paciente Veronice Cardoso Viana, diagnosticada com câncer de mama há 1 ano. "Em novembro de 2017, eu descobri um nódulo na mama direita. Não é nada fácil receber esse tipo de diagnóstico, porque tem um peso grande no psicológico. Estou realizando tratamento desde então. Mas acredito que hoje eu sirvo de inspiração para as mulheres enfrentarem essa luta com coragem, apesar das adversidades. Para mim, é um enorme privilégio representar todas as mulheres que, assim como eu, prosseguem com fé", declara.

A homenagem póstuma dedicada a Avani da Hora Santos, 41 anos, falecida em abril de 2018, após 5 anos de tratamento oncológico comoveu o público presente. A irmã Simone da Hora recebeu das mãos da prefeita Cláudia Oliveira e do secretário de saúde, Kerrys Ruas, flores e uma placa enaltecendo a trajetória de luta incansável de Avani pela vida.

Apresentações

O ciclo de apresentações teve início com abordagem do mastologista Hugo Cedro. Entre as temáticas apresentadas, o especialista citou a mamografia como único método para diagnosticar lesões do câncer de mama, mas salientou a importância do exame ser feito em mulheres sem sintomas. Por isso, a necessidade de engajamento social para prevenção e diagnóstico precoce, com chances de cura em 90% dos casos.

Na sequência, entre as inúmeras ações apresentadas ao público pela diretora do programa de sistema do câncer de colo do útero e mama, Vanessa Trevisol, destaque para vasta programação do Porto Seguro Rosa, que inclui intensificação e ampliação de ações na luta de combate ao câncer de mama nos distritos Litoral Sul, Frei Calixto, Zona Rural e Centro, com ampliação do acesso das mulheres aos exames em horários alternativos de atendimentos, durante o mês de outubro, intensificado nos dias de sábado nas unidades de saúde.  O evento finalizou com a apresentação da psicóloga Leia Santim, ao abordar a importância do acolhimento da mulher com diagnóstico de câncer e autoestima


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL