Por: Minhavida
17/07/2018 - 20:37:52

diverticulite é uma inflamação caracterizada por pequenas bolsas na parte interna do intestino, podendo causar diversos sintomas, como sensibilidade e inchaço no abdômen, febre, náusea, calafrios e entre outros. Ainda não se sabe a causa exata da doença, porém sabe-se que seguir uma dieta pobre em fibras é uma das causas mais prováveis.

Por isso, é importante seguir hábitos alimentares saudáveis para prevenir o problema ou evitar complicações. Se você está se perguntando "Como posso me alimentar de maneira correta para evitar uma crise? Ou como posso me alimentar durante uma crise de diverticulite?" Não precisa se preocupar, nós te ajudaremos a desvendar essas questões. Confira algumas dicas abaixo:

Fibras

Pessoas que comem menos alimentos com fibras têm mais chances de desenvolver diverticulite. Então, é de extrema importância seguir uma dieta rica em alimentos fibrosos. "As fibras melhoram a consistência do bolo fecal, melhora o funcionamento do intestino e evita novas crises", diz a gastroenterologista Débora Poli, especialista do Hospital Santa Paula.

De acordo com a especialista, é recomendado consumir diferentes alimentos ricos em fibras para melhorar o funcionamento do intestino. Algumas fibras, como a aveia e a cevada, estimulam o crescimento de bactérias boas e ajudam na flora intestinal. Entretanto, não está completamente comprovado que as fibras podem prevenir as crises de diverticulite.

"O mais importante é manter o hábito intestinal saudável e quanto mais diversificada for a flora intestinal parece ser melhor. Sendo assim, fibras solúveis e insolúveis misturadas são uma boa opção", esclarece a especialista.

Quando devo evitar o consumo de fibras? E quais alimentos evitar?

Alimentos ricos em fibras são fundamentais para quem tem diverticulite. No entanto, durante uma crise elas devem ser evitadas. "As fibras fermentam e produzem mais gases, que podem piorar os sintomas", afirma Debora Poli.

Apesar de não existirem alimentos que ajudam a curar a doença, alguns podem acabar intensificando os sintomas. Segundo a gastroenterologista, os alimentos que devem ser evitados durante uma crise são:

  • Alimentos gordurosos
  • Excesso de doce
  • Grãos
  • Cereais
  • Legumes
  • Verduras.

"São alimentos de difícil digestão e que apresentam muita fermentação (produzem mais gases), podendo piorar os sintomas na crise", explica.

É importante mencionar que na diverticulite com alguma complicação, alguns médicos indicam o jejum até definir se há necessidade de cirurgia ou para entender qual o melhor tratamento.

Uma alimentação saudável é sempre essencial para evitar problemas de saúde, para quem sofre com diverticulite essa atenção precisa ser redobrada. Por esse motivo os médicos recomendam manter uma dieta leve, com alimentos de fácil digestão e pouco fermentativos para diminuir os sintomas da doença.

É possível evitar que a diverticulite aconteça?

Mudar alguns hábitos de vida podem ajudar no controle da infecção. A especialista deu algumas dicas como:

  • Fazer dieta que favoreça o bom funcionamento do intestino
  • Manter exercícios físicos regulares
  • Manter-se bem hidratado.

"Existem medicamentos específicos que podem ajudar na prevenção das crises e a reduzir sintomas", diz. Além disso, é importante ressaltar que a diverticulite necessita de acompanhamento médico.

"Para manter o hábito intestinal saudável e evitar a constipação e a consequente diverticulite é necessário que as fezes estejam hidratadas e não ressecadas", aconselha a gastroenterologista.

 

Evitar alimentos pequenos: mito ou verdade?

Algumas pessoas acreditam que a base para evitar uma crise de diverticulite é evitar o consumo de alimentos pequenos. Mas, essa é uma recomendação antiga e controversa, como explica a gastroenterologista "No passado, se acreditava que a causa da diverticulite seria o impacto de uma semente ou outro alimento pequeno no orifício dos divertículos. Atualmente, se sabe que o principal fator para a diverticulite é a pressão dentro do intestino e essa pressão tem relação direta com a consistência das fezes", completa.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL