Por: ASCOM
31/10/2017 - 22:14:02

A manhã desta terça feira, 31/10, consolidou o encerramento do 5º Porto Seguro Rosa com a tradicional caminhada pela vida, mobilizando a população sobre a importância preventiva do câncer de mama, doença que desencadeou  57.960 novos casos no Brasil em 2016, de acordo com levantamento do INCA, Instituto Nacional de Câncer. Com muita alegria e integração, diversos setores sociais reuniram-se à prefeita Cláudia Oliveira, secretária de saúde, Edna Alves, contando com as presenças dos representantes do poder legislativo e secretários municipais.

Envolvimento social

A abertura oficial do evento destacou-se pelo "Show das poderosas", grupo  formado por agentes de saúde, enfermeiras e preparadora de educação física da unidade de saúde do Areião, responsáveis por apresentar coreografia contendo  versão educativa da música enfatizando o público feminino quanto a necessidade do autoexame. A concentração e saída aconteceu no Trevo do Cabral tomando as ruas e avenidas do centro da cidade

No transcorrer do percurso, a prefeita Cláudia Oliveira ressaltou as 21 mil mamografias realizadas desde a criação e implantação do Porto Seguro Rosa, em 2013. "Terminamos a 5º edição desse brilhante projeto, finalizando o mês de outubro de 2017, com mais de 21 mil exames de mamografias, com isso ampliamos o acesso à saúde da mulher em e dinamizamos a cobertura para o rastreamento precoce do câncer de mama desde 2013, quando iniciamos esta relevante ação. Tenho muito orgulho de contar com o apoio e parceria da secretária Edna Alves e de todos os profissionais de saúde que diariamente empenham suas vidas em fazer o melhor em favor do SUS em Porto Seguro", confirma.

Ações Integradas

A 5º edição do Porto Seguro Rosa desenvolveu intenso cronograma simultâneo pontuado por atividades de promoção à saúde da mulher em todas as unidades de saúde da família durante o mês de outubro alcançando os mais distantes distritos da zona rural e aldeias indígenas. A Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo da Bahia, promoveram o Saúde Sem Fronteiras com a oferta de mamografias na unidade móvel na Praça do Trabalhador, de 16 a 16/10.

"O projeto Porto Seguro Rosa também está focado em prevenir o colo do útero com a realização de 23 mil exames preventivos em mulheres de 25 a 64 anos nas unidades de saúde da família, ou seja, o  cuidado continuado e integral da saúde feminina está relacionado as estratégicas regularmente difundidas em todo o município no processo cotidiano dentro das unidades de saúde, e o Porto Seguro Rosa alerta, de forma intensiva, para a prevenção do câncer das mamas e de colo do útero e todos nós estamos lutando para conscientizar, ainda mais, as mulheres sobre o diagnóstico precoce através dos exames regulares. Nosso trabalho não para, por isso, é essencial a participação dos amplos setores da sociedade", explica a secretária de saúde, Edna Alves.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL