Por: Redação, com BN
28/08/2017 - 20:41:00

Há muito tempo a ciência vem mostrando os benefícios que a ioga pode trazer para quem a pratica, como o alívio no estresse, melhora na postura, diminuição de dores e fortalecimento dos músculos. Estudos recentes mostram que a modalidade pode ajudar até mesmo quem sofre de depressão.

De acordo com o site da revista Boa Forma, na 25ª edição da Convenção Anual da Associação Americana de Psicologia, foram apresentadas novas pesquisas com estudos clínicos sobre o tema. Uma delas, feita pela pesquisadora Lindsey Hopkins, ph.D. do Centro Médico de Assuntos de Veteranos de Guerra em São Francisco, nos Estados Unidos, focou nos efeitos antidepressivos de hatha ioga, versão já bem conhecida no Ocidente.

Por oito semanas, 23 veteranos de guerra frequentaram as aulas de hatha ioga duas vezes por semana. Ao fim desse tempo, os participantes que tinham depressão elevada antes do programa tiveram uma significativa redução nos sintomas.

Apesar de ter obtido resultados promissores, Lindsey explica que a atividade não pode ser o único método para o tratamento da depressão. "Neste momento, só podemos recomendar a ioga como um método complementar, provavelmente mais efetiva em conjunto com abordagens oferecidas por um terapeuta“, explicou ela. “A ioga não é uma cura. No entanto, com base em evidências empíricas, parece haver muito potencial", completou a especialista.

Um estudo mais específico, feito por Sarah Shallit, da Universidade Alliant em São Francisco, investigou os efeitos da bikram ioga (também conhecida como hot ioga) em 52 mulheres de 25 a 45 anos. Pouco mais da metade das participantes fizeram duas aulas por semana durante dois meses, as outras foram informadas que estavam na lista de espera e usadas como grupo controle. Os resultados mostraram a diminuição nos sinais de depressão nas voluntárias que praticaram a atividade.

 Dois estudos holandeses, igualmente apresentados na Convenção, também registraram melhora nos níveis de estresse e bem estar dos pacientes com depressão crônica que não reagiam bem a tratamentos convencionais.

 


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL