Por: Cibermídia Comunicação
13/05/2016 - 21:56:56

A CuidarMais Saúde, empresa baiana de  assistência domiciliar e cuidadores de idosos, em busca de um atendimento mais completo, amplia suas ações com o acréscimo de uma equipe multidisciplinar de atendimento domiciliar. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de idosos deverá aumentar no Brasil. A pesquisa é de que, em 2050, haverá no país 73 idosos para cada 100 crianças. A nova parceria é com a médica clínica Daniela Medeiros de Menezes. Mais informações pelo site(http://(www.cuidarmaissaude.com.br) ou através do telefone (71) 3042-7010 ou 3042-7007.

Durante o processo de envelhecimento, o corpo fica mais frágil e questões simples como locomoção pode dificultar muito  o dia a dia do idoso. A diretora executiva da CuidarMais Saúde, Ruth Rocha, explica que com o número crescente de idosos é necessário cada vez mais preparo e qualificação para cuidar do paciente debilitado. “A carência de informação dificulta muito os cuidados pontuais. Para muitos familiares, por exemplo, a demência faz parte do envelhecimento. Ao contrário, é patológico e requer cuidados”.

Drª Daniela Medeiros de Menezes é graduada pela Escola Baiana de Medicina, com especialização em geriatria. Ela explica que o trabalho com a CuidarMais visa atuar  na prevenção de complicações e  reduzir problemas. “O diagnóstico precoce evita a emergência e diminui a hospitalização. Podemos avaliar e orientar os familiares à respeito dos cuidados e mudanças necessárias no cotidiano do idoso, como uma boa alimentação, atividade física,  medicação certa e atividades para o lazer”, afirma.

A médica comenta que existem idosos que têm dificuldade de locomoção e até mesmo de acesso a serviço médico. “O atendimento em casa, além de ser mais agradável ao idoso, facilita a ação para os familiares, por evitar o deslocamento do idoso”, diz.

Ruth comenta que, a depender do paciente, pode ser necessário ainda o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar.“ Casos que envolvem idosos com nível de incapacidade funcional podem demandar diversos profissionais, tais como, fisioterapeuta; enfermeiro; psicólogo; e terapeuta ocupacional”, comenta.

A diretora afirma que a CuidarMais além de atuar de forma sistemática nas residências dos idosos, também atende necessidades pontuais, como o atendimento domiciliar para um dia ou para o final de semana. A demanda por esse tipo de serviço tende a aumentar cada vez mais, por isso a empresa realiza frequentemente novas turmas de cuidadores de idosos.

O estudo do IBGE divulgou que, no ano de 2050, a população brasileira será de aproximadamente 215 milhões de habitantes. Atualmente já há um aumento na expectativa de vida dos brasileiros, hoje de 72,78 anos. Essa média continuará crescendo. A previsão é de que, em 2050, a expectativa de vida do brasileiro suba para 81,29 anos, se igualando a de países de elevado IDH, como Islândia (81,80 anos) e Japão (82,60).


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL