Por: Redação Atlântica News
15/08/2018 - 00:12:06

Aconteceu neste final de semana, 11 e 12 de agosto, a 10ª edição da Romaria A Pé de Eunápolis ao Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda em Porto Seguro, extremo sul da Bahia. A romaria teve a participação de cerca de 700 fiéis, que saíram de Eunápolis às 6h do sábado.

A primeira parada foi no Km 12, para um café preparado especialmente por aquela comunidade rural. A caminhada seguiu até Vera Cruz, onde um almoço foi servido. Em seguida, os romeiros foram até Pindorama, onde o padre Edvaldo celebrou uma missa e todos pernoitaram para partir às 4h do dia seguinte.

No domingo, a peregrinação chegou até à comunidade da Agrovila, para um café. Em Porto Seguro, os fiéis almoçaram no Colégio Municipal de Porto Seguro antes de enfim chegarem ao Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda. A romaria chegou ao destino às 15h.

A Romaria – A romaria se tornou de nível nacional, com fiéis vindo do Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros estados e cidades vizinhas da região, embalando a fé do povo, de crianças a idosos – o romeiro mais novo tinha apenas 7 anos e a mais velha, 88 anos.

Muitos romeiros vieram para pagar promessas, outros em busca de cura, outros motivados por desafiar o próprio corpo, outros em agradecimento por conseguir um emprego.

Em homenagem aos dez anos de romaria, houve algumas surpresas: colete azul cor do céu, estandarte de Nossa Senhora, troféu para o ex-padre Francisco Saraiva e outros. A emoção dos fiéis consagrou a vitória do sacrifício para chegar à Casa da Mãe.

A próxima romaria vai acontecer nos dias 10 e 11 de agosto de 2019.

Agradecimentos – Muitos romeiros elogiaram a liderança da romaria, agradecendo aos ciclistas na pessoa do coordenador Carlinhos Carlos, ciclistas bem treinados, prestativos e educados. A Romaria também agradece à prefeitura de Porto Seguro por conceder uma ambulância, à Polícia Rodoviária Federal, por suporte controlando o trânsito, e ao senhor Valter Piol Scopel e todos os coordenadores e colaboradores para que este evento tão importante acontecesse.


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL