Por: BN Mulher
25/07/2017 - 22:38:09

A designer Denise Gonçalves de Sousa criou uma coleção de 13 peças ideais para pessoas com deficiência sem deixar de lado a linguagem da moda. "Eu gostaria de abrir a mente das pessoas para a moda inclusiva“, diz Denise, que também dirige um projeto que fala sobre moda inclusiva, chamado Inclua Essa Concepção.

Formada na Belas Artes, a designer se inspirou no seu irmão, Ivan, que era cadeirante, para criar a sua coleção. "Convivi 17 anos com ele e pude presenciar a dificuldade para vesti-lo. Foi então que comecei a me questionar e vi que a moda não olha para as pessoas com deficiência", conta ela. “Fiz também uma estampa geométrica inspirada no estilo do meu irmão que usava camisas bem estampadas e coloridas, com estilo dos anos 1980”, completa. As vendas da peça ainda não começaram, mas a autora já recebeu uma resposta positiva das modelos que participaram do editorial e mensagens de pessoas com deficiência que adoraram o projeto.

Para elaborar a linha, ela criou um questionário online e depois participou de um concurso de moda inclusiva, no qual perguntou às modelos quais as maiores dificuldades ao se vestir, como se sentem em relação à moda . A designer, mesmo com as respostas obtidas, não se sentiu satisfeita e começou a abordar as pessoas com deficiência que encontrava na rua.

De acordo com o site da revista Elle, Denise, devido a sua convivência com o seu irmão, detectou que a dificuldade de se vestir ia além do óbvio, "esse problema afeta a autoestima pelo simples fato da pessoa com deficiência às vezes não conseguir abotoar uma camisa sozinha ou vestir uma saia", comenta a criadora da linha. Ela também contou que acredita que a inclusão de pessoas com deficiência deveria deixar de ser uma barreira na moda, especialmente no momento atual, que existe um movimento de busca para quebrar estereótipos e preconceitos.


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL