Por: Estela Marques
29/06/2017 - 08:12:11

Crescemos acreditando que deveríamos aderir aos modismos do momento e moldar nosso guarda-roupa conforme o que as semanas determinavam como "in". Não tem jeito. Ainda que o desenho da peça não nos favoreça ou não tenhamos expectativa alguma de usar aquele item depois que a moda passar, de alguma maneira achamos natural investir recurso financeiros, materiais e até mesmo ambientais em algo que tem data de validade.

Não quero dizer aqui que devemos ser resistentes à moda, ou ela não teria nenhuma razão de existir. Gostamos de novidades, nossos estilistas e designers borbulham em criatividade. Seria um desperdício não valorizar esses elementos. Quero dizer, no entanto, que precisamos aprender a tornar a moda uma aliada nossa e fazer com que as peças durem o máximo que pudermos. O meio ambiente agradecerá!

Existe aquela máxima de que a moda passa, mas o estilo permanece. A moda é transitória por estar diretamente associada às mudanças de hábito, costumes e realidades de uma sociedade. Ainda que anos mais tarde modismos que marcaram uma determinada época voltem à atualidade, repaginados ou com outro nome. O veludo molhado, a calça flare (ou seria boca de sino?), as jaquetas esportivas que estiveram presentes nos anos 70 e 80 são alguns exemplos.

E eu uso isso mesmo para reforçar meu argumento em defesa de um estilo, acima de qualquer modismo. Porque o estilo está relacionado ao autoconhecimento e transcende o ciclo da moda. E se nos vemos num estilo mais casual, ou mais clássico, ou em um que valorize mais a sensualidade, conseguiremos comprar com mais consciência e usar aquelas peças que nos deixarão mais confortáveis. E não haveremos de nos preocupar com a validade daquele modismo, já que ele se tornará uma peça usual do nosso guarda-roupa.

Mas não se preocupem, leitoras, que isso não quer dizer que estacionaremos no tempo e deixaremos de acompanhar as novidades do mundo da moda. Os elementos que chegarem às araras e prateleiras serão um ótimo aliado para atualizar nossas composições. Isso vale para cor, modelo, tamanho, truque, estampa. Lembrando sempre que isso deve estar em função do seu estilo, não o contrário.

Combinado?


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL