Por: Redação, com Superinteressante
18/01/2017 - 00:26:21

Se você é mulher e está lendo esta notícia atrás de soluções para a sua TPM, você não está sozinha nessa busca. Mais de 80% das mulheres reclamam de irritação, depressão e ansiedade nos dias que precedem a menstruação.

A tensão é tão forte que duas a cada 10 mulheres precisam de antidepressivos e sofrem de dores musculares, enxaquecas e fadiga durante o período.

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que esse efeito sísmico no organismo feminino era resultado de alterações químicas no cérebro causadas pelas variações hormonais.

No entanto, cientistas acabam de descobrir que essas mudanças hormonais que acontecem antes da menstruação alteram radicalmente a forma como os genes funcionam.

Durante esse período, alguns genes que deveriam ser mais enérgicos não agem e outros que supostamente deveriam ficar adormecidos tornam-se muito mais ativos.

Ou seja, não se culpe pelas mudanças de humor durante sua TPM, algumas mulheres não são biologicamente capazes de controlá-las.

Cientistas do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) comemoram a descoberta como um marco para a medicina feminina porque prova, pela primeira vez, que elas não estão apenas sofrendo alterações de humor. Mas que existe toda uma articulação do organismo durante a TPM.

“Este é um grande momento porque mostra que as moléculas das mulheres respondem diferente estímulos dos hormônios sexuais – não apenas os comportamentos emocionais que devem ser capazes de controlar voluntariamente”, afirma o médico David Goldman, da NIH.

Os pesquisadores acreditam que as mulheres que sofrem de TPM são geneticamente mais sensíveis às alterações hormonais que acontecem durante o ciclo menstrual, e esse pode ser um caminho para encontrar a cura ou, pelo menos, formas de aliviar os sintomas desse período.

A partir desses resultados, a equipe do NIH pretende se dedicar mais a entender a forma como os hormônios impactam os neurônios que transmitem a dor e, assim, conseguirem barrar esse abalo sísmico de dor com a qual a maioria das mulheres é obrigada a conviver mensalmente.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL