Por: Aline Boueri
25/11/2016 - 00:16:27

Sexóloga revela atitudes que devem ser evitadas para não esfriar o casamento

Pesquisa aponta que para 95,3% dos casais o sexo é importante para o relacionamento.

Não é de hoje que ouvimos casais reclamando sobre a diminuição da frequência sexual após o casamento, porém, muitas pessoas não sabem porque isso acontece com os casados. Segundo a sexóloga e fisioterapeuta Fabiane Dell’ Antônio, são vários os possíveis motivos, mas todos iniciam-se com a diminuição do desejo sexual por um dos cônjuges. Na maioria das vezes é a mulher que perde o desejo porque sua vida sexual está infeliz ou inadequada.

A sexóloga afirma ainda que apenas 10 a 20% dos casados não fazem sexo em relacionamento estável, porém, algumas práticas como realizar com frequência preliminares para proporcionar prazer ao outro, usar a criatividade para fazer sexo, como mudar de ambiente e posições, adequar o horário da realização das práticas sexuais, utilizar produtos sensuais, fantasias entre outros, podem apimentar a relação, mas devem ter o consentimento do casal, assim haverá harmonia, parceria e satisfação sexual de ambos.

Apesar das práticas sexuais frequentes existem artimanhas que o casal pode utilizar para melhorar a saúde sexual como a realização de estímulos prazerosos para os dois durante as preliminares e cuidar da saúde dos músculos do assoalho pélvico com exercícios e uso de produtos que auxiliam para essa melhora, “Um exemplo disso é o Peridell, massageador perineal que melhora a saúde sexual em homens e mulheres. Criei o produto com o intuito de ajudar o casal, visto que o Peridell atua em várias alterações físicas que interferem na saúde e qualidade de vida do casal, estimula o prazer sexual”, revela Fabiane.

Além disso, segundo a pesquisa realizada pelo Mosaico 2.0, coordenada pela psiquiatra Carmita Abdo, do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do IPq, ouviu 3 mil participantes com idade entre 18 e 70 anos, divididos em cinco faixas etárias (ProSex), para 95,3% dos entrevistados, o sexo é importante ou muito importante para harmonia do casal; desses, 96,2% eram homens e 94,5%, mulheres. 

Por isso, algumas atitudes podem ser realizadas para evitar que as relações sexuais se tornem indesejadas como, não fazer sexo com frequência de modo “rapidinho”; após o almoço ou tarde da noite quando um dos cônjuges está cansado; fazer o sexo sempre na mesma posição; deixar de beijar na boca e ter momentos íntimos a dois; forçar o outro a fazer sexo e práticas sexuais; fazer sexo sempre com a luz apagada; deixar os filhos dormirem no quarto com os pais; críticas e brigas constantes entre o casal; não ter diálogo sobre a vida sexual, gostos e desagrados sexuais que cada um sente em relação a si e ao outro e esconder do outro frustrações e problemas sexuais.

Fabiane conclui afirmando que todas as pessoas podem melhorar sua vida sexual em qualquer momento de sua vida.

Sobre Fabiane Dell’Antonio: Fabiane é Fisioterapeuta formada há mais de 10 anos e tem as seguintes pós-graduações: Mestrado em Ciências da Saúde Humana (UnC - Santa Catarina). Possui Especializações nas seguintes áreas: Neuropsicologia e Aprendizado (PUC – Paraná); Fisioterapia em Uroginecologia (CBES – Paraná); Sexualidade Humana (USP – São Paulo). Além disso, atua na área de Fisioterapia em Sexologia há mais de 10 anos em consultório, e já foi professora Universitária por 15 anos. Em 2012 iniciou o blog www.sexualidadesaudavel.com.br para divulgar a musculatura sexual, as disfunções existentes, fatores que contribuem e prejudicam a sexualidade, e outros, trabalho que tem sido aprimorado e está em processo de expansão.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL