Por: Vital
03/05/2016 - 22:46:45

Se você já falou em público - seja numa apresentação da empresa, palestra ou até mesmo em um discurso de festa - e suou, tremeu ou teve aquele “branco”, não se preocupe: isso é mais normal do que se imagina. Segundo o psicólogo Flávio Pereira, essas reações são normais para quem não está acostumado a se expressar diante de muitas pessoas. O bom é que é possível dominá-las e ficar tranquilo em qualquer situação. Confira nossas dicas:

 

Aprenda a se comunicar

 

“O curso de teatro é uma excelente opção para aprender a se expressar com os gestos, fisionomia e o corpo em geral”, explica Flávio. E para evitar os vícios de linguagem, como a repetição de expressões como “né” e “então”, grave seus discursos e escute-os. Depois que perceber seus vícios, busque outras palavras para substituição. “Já o acompanhamento com fonoaudiólogo melhora a dicção e a impostação da voz, permitindo que a plateia compreenda melhor o que é dito”, orienta o psicólogo.

 

Segurança sempre!

 

Transmita serenidade ao seu público. Fale como se estivesse conversando e sorria. “Faça exercícios de respiração para controlar a ansiedade, a grande culpada dos esquecimentos e tremedeiras”, aconselha Flávio. Além disso, pense de modo positivo, afirme para si que seu sucesso só depende de você e que conseguirá se lembrar de tudo de que precisa na hora de falar. Visualize os aplausos da plateia ao final da apresentação.

 

Informação é tudo

 

Para falar com segurança e conseguir se expressar com naturalidade, é importante que você estude, pesquise e busque informações sobre o tema que vai falar. “Se não for ler o discurso, leve um cartão de papel grosso com as palavras-chave anotadas na sequência em que irá dizer”, sugere Flávio. Talvez você nem precise recorrer a esse bilhete. Mas só de saber que tem esse recurso, caso precise, já se sentirá mais seguro e confiante.
 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL