Por: Assessoria de Comunicação
16/10/2019 - 23:40:55

 Foi realizada nessa quinta-feira dia 10 de Outubro no CRAS Volante de União Baiana Distrito de Itagimirim uma Oficina de sabão em parceria com a AGO - Associação Gota do Óleo. A oficina faz parte do projeto de Econômica Solidária realizado pelo CRAS.

 

A Oficina teve em torno de 40 pessoas na faixa etária entre 25 a 65 anos de idade tendo como público alvo famílias em acompanhamento pelo CRAS e idosos que participam do SCFVI - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Idosos / grupo de idosos.

 

A Oficina foi ministrada por José Carlos da Associação Gota do Óleo de Eunápolis. Os participantes teve a oportunidade de aprender a fazer três receitas de Sabão diferentes o sabão em barra, o sabão líquido e o sabão em pasta.

 

Durante a oficina foi realizada palestra de educação ambiental e foi informado para as pessoas presentes como elas podem embalar o sabão em barra e a forma correta de vender o sabão em pasta e líquido bem com os preços sugeridos da venda. Os participantes da oficina receberam as receitas impressas do sabão para elas estarem fazendo em casa.

 

Cada litro de óleo de cozinha usado lançado no meio ambiente polui mais de um milhão de litros de água. Estas oficinas de sabão têm dois objetivos importantes, o primeiro é o da destinação correta do óleo de cozinha usado e o segundo é o da pessoa estar fazendo o sabão que pode ser para uso pessoal e assim economizar dinheiro e também para vender e obter uma renda extra.

 

“Meus agradecimentos e gratidão ao amigo José Carlos da Associação Gota do Óleo e toda sua equipe, pela parceria de estarem sempre apoiando essas ações da Econômica solidária e geração de renda” declarou Marta de Souza Leal, Assistente Social do CRAS.

 

Maiores informações sobre os projetos da AGO Associação Gota do Óleo podem ser obtidas através do telefone (73) 3281-2705 / 98136-9393 / 98143-8282.

 

Projetos da AGO Associação Gota do Óleo

 

A AGO Associação Gota do Óleo coleta o óleo de cozinha usado para fazer o sabão em barra, em pasta, líquido e em pó. Coleta garrafas pet para a produção de vassouras, vassourões e cordas de Varal. Os materiais produzidos pela AGO estão a venda e os valores obtidos são aplicados nos projetos.

 

Projeto de Geração de Emprego e Renda – Economia Solidária

 

Em torno de 70 famílias estão cadastradas na AGO Associação Gota do Óleo, elas são de Eunápolis, Porto Seguro, Itabuna e Itamaraju. Elas recebem os materiais produzidos pela AGO por um preço mais barato e revendem para obterem uma renda extra.

 

Projeto de Coleta Seletiva Solidária

 

Os moradores de Eunápolis que tem todos os tipos de papéis: livros, revistas, jornais, cadernos velhos, encadernados, módulos e papelaria de escritório, latinhas de alumínio e garrafas pet podem manter contato através dos telefones (73) 3281-2705 / 98136-9393 / 98143-8282 que será agendada a coleta.

 

Projeto de coleta do óleo de cozinha usado

 

As empresas de Eunápolis que trabalham com frituras podem manter contato com a AGO através dos telefones (73) 3281-2705 / 98136-9393 / 98143-8282 que será entregue na empresa um tambor plástico para armazenar o óleo de cozinha usado que a cada período será feita a coleta e em contra partida a empresa irá ganhar sabão liquido e em barra.

 

Projeto de coleta da água da chuva

 

Todo trabalho de limpeza na AGO Associação Gota do Óleo e a produção do sabão são feitos a partir de água da chuva que são coletados e armazenados com objetivo de gerar economia.

 

Palestras de educação ambiental e de combate ao trabalho infantil

 

A AGO Associação Gota do Óleo realiza permanentemente palestras de educação ambiental e de combate ao trabalho infantil nas escolas da rede pública municipal, estadual e nas escolas particulares, faculdades e universidades bem como nas feiras livres com a distribuição de panfletos e em congressos e reuniões.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL