Por: Redação Atlântica News
14/04/2019 - 11:21:08

No Dia Internacional do Café, comemorado neste domingo (14), a agricultura familiar, protagonista no desenvolvimento da cafeicultura baiana, comemora as conquistas dos últimos quatro anos. São R$3,2 milhões de investimentos, do Governo do Estado na cadeia produtiva do café, que vem possibilitando agregar valor à produção e alavancar a comercialização do produto. 

As ações são realizadas por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do projeto Bahia Produtiva, com recursos do Banco Mundial, e visam a qualificação do café, desde o plantio até o acesso ao mercado.

No Território de Identidade da Chapada Diamantina, as cooperativas da agricultura familiar investem na produção de cafés especiais, essencialmente ogourmet, e colecionam premiações nacionais e internacionais.  Exemplo disso é a Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), que  se mantém entre os dez melhores cafés escolhidos no Cup of Excellence da BSCA – Brazilian Speciality Coffee Association, principal concurso de qualidade de café no mundo.  

Café orgânico

Na Coopiatã, foram investidos mais de R$1,2 milhão. O presidente da cooperativa, Rodolfo Moreno, destaca que com o recurso foi possível melhorar e aumentar as vendas: “Esse apoio do Governo do Estado trouxe esperança para que os preços e o volume a serem comercializados aumentem, e que consigamos contratos de venda cada vez mais atrativos. Representa a valorização do agricultor e agricultora familiar".

Em Seabra, o café orgânico da Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio) é outro que se destaca. Produzido por agricultores produtores de café orgânico, dos municípios de Abaíra, Bonito, Ibicoara, Piatã, Rio de Contas e Seabra, o café já é exportado para a Alemanha, Inglaterra e Austrália, e comercializado em cafeterias de Salvador, São Paulo e Brasília.

Na cooperativa, o investimento é feito nas unidades de armazenamento, de classificação de grãos de café, em utensílios para laboratório de provas e caminhão para escoamento da produção. A presidente da Cooperbio, Brígida Salgado, enfatizou que apoio do Governo do Estado fortalece a agricultura familiar de base agroecológica da região: “Os recursos são para expansão da cooperativa e para dar visibilidade aos cafés da agricultura familiar”.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL