Por: BN
07/11/2017 - 00:16:51

Nos dias 1 e 4 de novembro, quando aconteceu o Congresso Brasileiro de Sono, em Joinville (SC), foi distribuído um manifesto com a proposta de mudar o horário que as crianças vão para a escola. O documento foi criado por pesquisadores da área e endossado pela Associação Brasileira do Sono e sugere que estudantes do sétimo ao nono ano do Ensino fundamental e dos três anos do Ensino Médio tenham aulas a partir de 8h30.

De acordo com o neurocientista John Fontenele Araújo, professor do Laboratório de Neurobiologia e Ritmicidade Biológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o objetivo é garantir um mínimo de quantidade e qualidade do sono, para garantir um bom processo de aprendizagem.

Segundo o site da revista Saúde, no documento, é reforçado que, além de estar associada a diversos problemas de saúde, a restrição do sono interfere também no desempenho acadêmico e quem não dorme direito enfrenta dificuldades na hora de prestar atenção. E depois da aprendizagem, há prejuízos para consolidar as informações recebidas.

No caso dos adolescentes, os pesquisadores informam que foi possível compreender melhor, nos últimos tempos, as alterações que ocorrem no organismo durante os ciclos do sono e vigília. A entrada da puberdade pode estar associada a um atraso natural na hora de dormir e despertar, por isso é normal que eles tenham dificuldades de dormir cedo e acordar cedo.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL