Por: Rose Marie Galvão - Jornalista
12/11/2017 - 12:32:54

O Grupo de Capoeira Expressão Afro Cultural realiza em Eunápolis, nos dias 25 e 26 de novembro, o Batizado e a Entrega dos Cordões a 50 capoeiristas. O evento é o ponto alto do projeto de inclusão social que oportuniza crianças, jovens e adultos de baixa renda à prática gratuita do esporte.

A cerimônia de abertura será realizada no dia 25 de novembro, às 18h, no ‘Segundo Quiosque’ do Residencial Parque da Renovação. Na abertura vão estar presentes renomados mestres da região como: Estrela, Eudochio, Tony, Diel, Irineu Gomes, Malícia, de Belmonte, professora Nanica, de Itanhém, professor Fábio Lira, e também os contramestres Lecreu, de Caravelas, e Aielhe.

No domingo, 26 de novembro, o encontro será aberto às 9h, na quadra do Ginásio de Esportes do Dinah Borges, em Eunápolis, com o objetivo de formalizar o batizado e a entrega dos cordões aos alunos de capoeira do Projeto. Para finalizar, será aberta uma grande roda de capoeira, na qual mestres, contramestres e alunos se revezam em clima de festa e harmonia.

BATIZADO DE CAPOEIRA

“Temos cerca de 50 alunos que irão trocar de corda”, informa a monitora do grupo, Elane Nogueira, de 20 anos. “O batizado para eles significa uma conquista de dedicação à capoeira”. Avalia a capoeirista.

 

A ‘Roda de Capoeira’, promovida pelo projeto Expressão Afro-Brasileira de Eunápolis, mantém núcleos de aprendizado nos Bairros Dinah Borges e Residencial Parque da Renovação. As aulas são ministradas pelo professor de Educação Física e mestre de capoeira Washington Bahia.

O ‘mestre Bahia’ explica que além das aulas de capoeira, os alunos aprendem a musicalização própria da arte, “como o canto e toque de instrumentos, como berimbau, atabaques, caxixes e o pandeiro, além da cotação de histórias e aprendizado de outras manifestações artísticas afro-brasileiros, como o maculelê, samba de roda e outras”.

 

 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL