Por: Assesoria de Comunicação
05/06/2018 - 12:45:49

A capacitação profissional de jovens e adultos é uma importante ferramenta para promover a transformação social. Acreditando nisso, a Veracel Celulose, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está realizando mais uma edição do curso de Assistente Administrativo. Dessa vez, as aulas estão acontecendo em Belmonte, em atendimento a uma demanda identificada pela juíza Andréia Gomes, da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Belmonte. A aula inaugural aconteceu no dia 28/05. “A Veracel possui um importante papel social na região ao criar oportunidades de capacitação como esta para os jovens do município”, destacou a juíza. Para realização do curso, a prefeitura do município disponibilizou um espaço, onde foi estruturada uma sala de informática que será utilizada como apoio pedagógico para a escola após a conclusão do curso.

O Banco de Oportunidades do Senac é uma das novidades desta edição. De acordo com a supervisora pedagógica da instituição, Lucicléia da Silva Santos, durante o curso será executado um mapeamento das empresas do município que poderão absorver os jovens em postos de trabalho no futuro. O Banco é um serviço gratuito de encaminhamento para o mercado de trabalho oferecido pelo Senac. “Este é um reforço a mais de novas perspectivas para a vida desses jovens”, acrescentou Lucicléia.

Trinta alunos estão participando desta turma. “Este é meu primeiro curso de capacitação profissional. Espero que me dê possibilidade de entrar no mercado de trabalho e abra novas portas para que possa ajudar minha família e pagar uma faculdade”, disse a jovem Lílian Santana e Silva, 16 anos.  O curso é formado por aulas de noções de informática, rotina administrativa, redação comercial, funcionamento de uma empresa e elaboração de um Projeto Integrador.

 

Capacitação e oportunidades

A primeira edição do curso de Assistente Administrativo aconteceu em Eunápolis com a formação de 30 jovens, incluindo nove pessoas com deficiência (PCD). Barrolândia, distrito do município de Belmonte, sediou a segunda edição desta capacitação, concluída com 100% de aproveitamento. “Sabemos que é preciso ter capacitação para ingressar no mercado de trabalho. Por isso, buscamos parceria com o Senac, uma instituição altamente qualificada, para oferecer um diferencial a esses jovens”, destacou Pedro Cardoso, consultor de Relações com Comunidades da Veracel. 

Além destes cursos, a Veracel, o SENAC e a prefeitura de Itapebi iniciaram um diálogo para definição de um curso específico para o município como uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional e geração de renda na comunidade. O curso está previsto para o mês de julho.

 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL