Por: ASCOM
22/11/2017 - 03:14:47

O Dia da Consciência Negra foi lembrado em Eunápolis com a culminância do projeto “Eu: meu lugar no mundo” da Escola Municipal Íris Lopes, da Roça do Povo, que enfocando a data através de uma diversidade de temas nesta segunda-feira (22/11) realizou evento alusivo reunindo professores, alunos e dirigentes da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do município.

Na programação, apresentações de capoeira, teatro e dança, além de palestras voltadas para a conscientização e valorização da cultura afro-brasileira, lincando a realidade ao processo histórico da escravidão no país.

A data referencia especialmente a figura de Zumbi dos Palmares, escravo que se destacou em importante episódio do período escravagista brasileiro, notabilizado como principal resistência negra na história do país no período da escravidão, no Quilombo dos Palmares.

EDUCAÇÃO – O Dia da Consciência Negra nasceu como evento puramente escolar, até ser regulamentado em lei como feriado em alguns estados brasileiros onde a questão escravagista  e de liberdade possuem forte apelo social.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte Maureen Lacerda, destacou os aspectos histórico e cultural do negro, à luz do tema “meu lugar no mundo”. Aplaudiu a iniciativa dos dirigentes da escola Íris Lopes, lembrando a responsabilidade do setor educacional de manter vivo e fortalecido o trabalho de conscientização da sociedade sobre a temática do negro, da escravatura e das liberdades.

O representante da OAB, Leonardo Sampaio falou sobre os direitos e deveres das pessoas negras, com base no tem “cidadania: direitos e deveres”. Já a professora Ellexsandra de Oliveira Souza, representante do CAEEDE, abordou o tema “sociedade negra: suas ações no mundo”.

A escola Íris Lopes realiza diversos eventos culturais durante o ano, com envolvimento de alunos e professores. A escola é conduzida pela diretora Rosiléia Silva Santana, por Djalma Barbosa dos Santos (coordenador) e Jéssica Borges Ferreira (secretária).


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL