Por: Secom
21/08/2017 - 20:54:01

Um conjunto de atividades internas e um Seminário de Educação Inclusiva marcam no período de 21 a 25 de agosto a Semana de Educação Infantil em Eunápolis, com ações da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte efetivando orientações do Ministério da Educação no sentido de promover avanços no setor, informa a Secretária de Educação, Cultura e Esporte,  Maureen Lacerda, à frente dos eventos.

A Secretária lembra que a Educação Infantil é definida na LDB 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) como a primeira etapa da Educação Básica, que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 05 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. A Secretária destaca que a educação infantil de Eunápolis tem apoio, incentivo e empenho pessoal do prefeito Robério Oliveira.      

A cada ano a Secretaria promove encontros e seminários para os educadores da Educação Infantil da Rede Municipal, com as presenças de palestrantes da área de Ensino, representantes de órgãos como Conselho Tutelar, CME, CMDCA, Assistência Social, Promotoria Pública, além do Setor de Educação Inclusiva, o CAEEDE, com o intuito de promover diálogos, compartilhar experiências e outros objetivos.        

Entre os temas a serem debatidos estão “Avanços e Desafios da Educação Infantil da Rede Municipal”, além de “A Importância da Afetividade para o Desenvolvimento Infantil”, e ainda “Políticas Públicas da Educação Infantil” e “O Currículo da Educação Infantil”, tendo à frente das discussões diversos técnicos da Secretaria.

Está prevista a seguinte programação no período: Creche Vovó Ana Erundina, apresentação folclórica; na Creche Sagrado Coração de Jesus, além de apresentação folclórica, terá palestra com uma nutricionista; na Escola Brandão Vilela na Isabel Araújo também terão apresentação folclórica;  CEMEI Juca Rosa (brincadeiras folclóricas); CEMEI Irmã Benta (quarta-feira cultural); CEMEI Centro (hora divertida); Creche Ayrton Sena (quinta cultural); e na Escola Nilza Barbosa haverá apresentação teatral com Suany Roldi.

Esforços para garantir uma educação infantil de qualidade estão entre as metas do PME - Plano Municipal de Educação, destaca Maureen Lacerda. Em 2017, dentre as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Esporte está a Formação Continuada dos profissionais da Rede de ensino, que tem acontecido mensalmente, com o intuito de promover a melhoria das práticas pedagógicas em Creches e Pré-escolas.

Maurren Lacerda informa que o prefeito Robério Oliveira já determinou a realização da licitação para a aquisição de materiais didáticos para as crianças dessa faixa etária para o ano de 2018 e inaugurando mais duas unidades do Proinfância, uma no bairro Centauro e outra no Itapoã, onde funcionarão Centros Municipais de Educação Infantil, que além de oferecerem uma infraestrutura adequada, aumentarão o atendimento da demanda de matrículas de alunos nessa modalidade.

SEMINÁRIO – Com o tema “Deficiência Intelectual, Altas Habilidades/Superdotação – E eu com isso?” a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte realiza o VI seminário de Educação Inclusiva de Eunápolis, com programação que prevê palestras e debates.

O evento será aberto nesta terça-feira (22/08) às 18:30, no auditório do IFBA, com a realização de palestra. Já na quarta-feira (22/08), durante todo o dia acontecerá uma ampla programação no espaço da Unopar, informa a diretora do Centro de Educação Especializada de Eunápolis – CAEEDE, professora Cristina Gobiras Lacerda, responsável pela realização do evento. 

 

  
 

 

 
 
 
 
 
 
 

Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL