Por: Assesoria de Comunicação
20/12/2016 - 21:45:40

Evento reúne jovens com propostas de projetos criativos e sustentáveis para melhoria das condições de vida no território.

O 1º Fórum de Protagonismo Social Juvenil do Sul da Bahia foi realizado na última quinta-feira (15) no SENAC de Porto Seguro.  A ação, de iniciativa do Instituto Mãe Terra e da Veracel Celulose em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), contou com a participação de mais de 150 jovens de 64 comunidades rurais e costeiras dos dez municípios da área de atuação da Veracel.

“Nosso objetivo é discutir o protagonismo social juvenil no território. Estes jovens estão exercitando o priorizar o outro, estão abraçando uma oportunidade e estão em busca da mudança. Eles querem ser sujeitos protagonistas em suas comunidades”, explica Flaelma Almeida da Silva, coordenadora pedagógica do Instituto Mãe Terra.

Os jovens apresentaram projetos sustentáveis para suas comunidades, com possibilidade de serem replicados em outras localidades. Cada projeto foi elaborado dentro de eixos temáticos prioritários para o desenvolvimento do território: Cultura e Identidade; Educação e Cidadania; Geração de Renda e Emprego; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Saúde e Qualidade de Vida; e Esporte, Lazer e Entretenimento. “O jovem é capaz de pensar, reformar e propor projetos de mudanças”, sintetiza o jovem Rafael Silva Oliveira, da comunidade Colônia, em Eunápolis.

Para um dos agentes de desenvolvimento comunitário e participante do Fórum, Erlizan Rodrigues de Oliveira, o evento demonstrou uma mudança no censo crítico de percepção e mobilização para sanar dificuldades. “Perdi o sentimento de comodismo, não sou mais como antes”, afirmou o agente da comunidade Frutos da Terra de Porto Seguro.

O diretor presidente da Veracel, Antonio Sergio Alipio, também esteve presente no evento e destacou a importância de projetos de mobilização social para a transformação do território. “Para enfrentar os desafios é necessário querer, decidir e estar disposto; a mobilização de jovens torna a esperança de mudança ainda maior. Acredito no potencial de vocês e na capacidade de cada um dos projetos apresentados aqui. Vamos juntos – comunidades, ONGs, empresas e a universidade – atuar neste processo de transformação do nosso território”, enfatizou Alipio no discurso de encerramento do evento.

Desenvolvendo o protagonismo social juvenil

O protagonismo social juvenil e o empoderamento comunitário são alguns dos resultados da estratégia de formação e qualificação de jovens agentes de desenvolvimento comunitário.  Essa estratégia é fruto da parceria entre o Instituto Mãe Terra e a empresa Veracel Celulose e tem sido realizada em comunidades dos municípios de Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Eunápolis, Itabela, Guaratinga, Itagimirim, Itapebi, Mascote e Canavieiras.

Durante a formação, os jovens são capacitados para entender melhor as condições e necessidades de onde vivem, apoiar e incentivar o desenvolvimento de projetos e ações de mobilização que beneficiem suas comunidades. “Primeiro, se desenvolvem os sujeitos, depois se organiza a comunidade para que ela, com suas próprias pernas, consiga entender as demandas sociais coletivas, identifique as oportunidades para o desenvolvimento local e, consequentemente, do território”, destaca Flaelma Almeida.

“Esses jovens estão assumindo o seu papel como seres históricos, sociais e políticos para alcançar, não somente a cidadania, mas uma melhor qualidade de vida para si, suas famílias e para toda a comunidade e região”, conclui Altemar Felberg, diretor executivo do Instituto Mãe Terra.

 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL