Por: Redação, com G1
19/05/2019 - 01:12:26

A Avianca Brasil cancelou 31 dos 42 voos que previa fazer nesta sexta-feira (17), quando tripulantes da companhia aérea entraram em greve. O número equivale a 74% dos voos previstos.

Apenas 11 voos foram realizados. Sete dos cancelamentos se deveram ao mau tempo, informou a Avianca Brasil no início da tarde; os outros 24 não aconteceram em razão da greve.

Uma assembleia à tarde decidiu manter a greve por tempo indeterminado, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).

A empresa opera hoje apenas em quatro aeroportos, em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília. Há apenas seis aviões na frota --um deles está em manutenção. Em São Paulo, funcionários da Avianca Brasil protestaram no saguão principal do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, com placas que pediam a valorização do profissional e mais segurança.

No Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, tripulantes da companhia aérea também fizeram uma paralisação.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas, 900 funcionários foram demitidos nesta semana e não há "condições psicológicas" nem segurança para continuar os voos.

Em nota, a Avianca Brasil disse que "Brasil entende e respeita a manifestação de parte de seus colaboradores e reforça que não está medindo esforços para cumprir as etapas de seu Plano de Recuperação Judicial e garantir suas obrigações com seus funcionários".

A Avianca Brasil vive uma crise e está em processo de recuperação judicial. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou nesta quinta-feira (16) que 60% dos pilotos e comissários da companhia aérea Avianca de quatro aeroportos mantivessem a operação durante a greve.

A companhia aérea disse esperar que os aeronautas cumpram a decisão da Justiça e "que os colaboradores que estão se apresentando para trabalhar sejam respeitados e não impedidos de assumir suas funções". "A Avianca Brasil esclarece ainda que a segurança operacional de seus voos continua sendo sua principal prioridade é está totalmente mantida", informou a empresa.

Um levantamento do KAYAK — maior ferramenta de planejamento de viagens no mundo — revelou que as passagens áreas, referentes a rotas nacionais operadas pela Avianca, apresentaram aumento de 14% no preço, quando operadas por outras companhias, depois que a empresa começou a anunciar os primeiros cancelamentos. De acordo com o KAYAK no Brasil, o motivo de os voos terem ficado mais caros foi a menor oferta.


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL