Por: ASCOM AGO – JC Junior
19/06/2017 - 23:28:06

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – I, pelo seu Projeto de Geração de Renda em parceria com a Associação Gota do Óleo realizou no mês de junho oficina de sabão para famílias em acompanhamento, beneficiárias do Programa Bolsa Família. Elas já fizeram o curso de derivados da mandioca e a proposta são a dos próximos cursos serem de doces, compotas e fabricação de licor.

“O objetivo das oficinas é gerar renda extra para as famílias” disse o Assistente Social do CRAS – I, Valdick Souza Carvalho Oliveira.

Atendendo ao convite do assistente social, Valdick, os membros da diretoria da Associação Gota do Óleo, José Carlos Filho e Gercilane Santos, realizaram palestra e oficina de sabão capacitando as pessoas presentes a fabricarem os sabões em barra e líquido com o objetivo para estas famílias terem uma economia em casa bem com a geração de renda com a venda do sabão.

Durante a oficina foi abordado que crianças e adolescentes não podem fabricar o sabão pois na produção mexe com produtos químicos e os adultos que forem fabricar o sabão devem utilizar equipamentos de proteção EPIs tais como: blusa de manga comprida, bota, toca, mascara, óculos de proteção e luvas. Com um olhar especial que com a realização deste projeto o óleo de cozinha usado que poderia agredir o meio ambiente passa a ser uma fonte de economia e renda. Cada litro de óleo de cozinha usado lançado no meio ambiente polui até um milhão de litros de água.

O Centro de Referência de Assistência Social é uma Unidade pública da Assistência Social, de base municipal, localizado em área de vulnerabilidade social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais da proteção social básica às famílias, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, de modo a potencializar a proteção social e atuando na perspectiva da intersetorialidade, realizou Oficina de fabricação de sabão às famílias acompanhadas através de Projeto de Intervenção.

LOCALIZAÇÃO DO CRAS I

A cidade de Eunápolis, Bahia, conta com três CRAS, o do bairro pequi é o CRAS I, e fica localizado na Rua Bela Vista n° 125 e funciona das 08:00 às 12:00hs e das 13:00 às 17:00hs de segunda à quinta-feira, sendo que na sexta-feira o trabalho é interno.

TERRITÓRIO DO CRAS I

                 Compreende os seguintes bairros: Pequi, Moisés Reis, Minas Gerais, Recanto das Árvores, Motor, Dinah Borges, Centro, Gusmão, Juca Rosa, Itapoã, Parque da Renovação, Antares, Alamar, Vivendas Costa Azul, Santa Lúcia, Centauro, Colonial, Urbis I e II.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CRAS

Cadastro das famílias residentes no território de abrangência do CRAS;

Atendimento psicossocial;

Oficinas socioeducativas para as crianças;

Adolescentes, jovens e idosos;

Oficinas de convivência;

Oficinas de capacitação e geração de renda;

Terapia comunitária;

Orientações e encaminhamentos para as redes socioassistenciais existentes no município;

ASSOCIAÇÃO GOTA DO ÓLEO

Não jogue o óleo de fritura usado no ralo, junte em garrafas pet que a cada dois litros, será feita a troca por uma barra de sabão Artesanal Ecológico Aruba de 200 gramas. Já o comércio que trabalha com fritura a Associação Gota do Óleo deixa uma bombona plástica para armazenar o óleo usado. A cada 50 litros a empresa recebe em contrapartida 20 litros de sabão em pasta que custa cem reais gerando grande uma economia para o estabelecimento.

 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL