Por: Assesoria de Comunicação
01/06/2019 - 14:18:19

Vídeo 360º projetado em óculos de realidade virtual com imagens do Recife de Fora será lançado no Dia do Oceano, 8 de junho, sábado, em Arraial d’Ajuda (BA)

 

Cinema, contato com organismos marinhos e instrumentos de pesquisa, bate-papo, jogos, brincadeiras e passeio ao Recife de Fora fazem parte da programação que o Projeto Coral Vivo irá oferecer para as crianças no Mês do Meio Ambiente. As atividades lúdicas e gratuitas serão realizadas em diferentes pontos da Costa do Descobrimento. “A ideia é que as famílias levem as crianças para participar das diferentes atividades e visitas monitoradas nos ambientes recifais e de praia da região”, sugere a bióloga Thais Melo, coordenadora regional de Comunicação e Sensibilização do Coral Vivo, que é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Será lançado no dia 8 de junho, Dia dos Oceanos, em Arraial d’Ajuda (BA), vídeo 360º projetado em óculos de realidade virtual com cenas do Parque Natural Municipal do Recife de Fora.

 

Com o tema “Meio Ambiente – E nós com isso?” serão promovidas atividades lúdicas para levar o público a refletir sobre as interferências do cotidiano das pessoas na saúde do meio ambiente. Os biólogos Leandro Santos e Thais Melo desenvolveram, por exemplo, uma brincadeira “Lenço Atrás” com informações inspiradas no livro “Meio Ambiente: E eu com Isso? – Um Jeito Leve e Divertido de Entender a Questão Ambiental”, de Nurit Bensusan. Também será usado o jogo “Poseidon – O que está em Jogo Neste Jogo”, da mesma autora.

 

A ação “Ciência para Crianças: Descobrindo a Vida Marinha com o Coral Vivo” irá ocorrer no dia 1º de junho, sábado, às 9h, na Vila de Santo André, Sul da Bahia. O ponto de encontro é a Vila Criativa, na Avenida Beira-Rio, 22. Como os pesquisadores realizam seus estudos científicos? Os participantes serão divididos em cinco grupos e irão se revezar num circuito com diferentes atividades. Junto à equipe do Coral Vivo vão conhecer os organismos da meiofauna que ficam na areia, observá-los na lupa, e conhecer como são coletados os dados abióticos, como a temperatura e a salinidade da água. Irão experimentar também como é o uso do respirador do mergulho de cilindro no mar, entre outras curiosidades usadas no dia a dia das pesquisas científicas. A equipe do Projeto Maré irá mostrar como são monitorados os ninhos de tartaruga na região, e serão apresentados detalhes de embarcação por meio do Veleiro Oyá. É sugerido que as crianças estejam com traje de banho, calçado que possa molhar, boné, protetor solar, e água. Para participar, basta chegar no início da ação, às 9h.

 

No dia 2 de junho, domingo, às 8h, será promovida a atividade “De Olho no Mar e na Maré: Visita ao Recife de Coroa Vermelha”. A proposta é conhecer os organismos marinhos, observando o comportamento com as contribuições da equipe do Projeto Coral Vivo. É importante levar água, boné, protetor e calçado que possa molhar. O ponto de encontro é a Cabana Ponta dos Corais da Paulista, na Praia de Coroa Vermelha.

 

Já no Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, quarta-feira, será oferecido gratuitamente um passeio ao Parque Natural Municipal do Recife de Fora, em Porto Seguro. Para concorrer à vaga, é preciso enviar desenho ou poesia ou redação com o tema “Meio Ambiente – E nós com isso?” e estar matriculado em escola pública entre o 6º ano do Ensino Fundamental e o final do Ensino Médio, na Costa do Descobrimento. Essas inscrições devem ser feitas até o dia 3, às 14h, pelo e-mail adm.bahia@coralvivo.org.br ou WhatsApp (73) 9100-1372, enviando junto ao trabalho: nome completo, idade, escola pública que está matriculado, nome e telefone do responsável que irá acompanhar no passeio. A equipe do Coral Vivo irá ligar para os selecionados e as vagas são limitadas.

 

O biólogo do Coral Vivo, Leandro Santos, apresentará no dia 3, segunda-feira, às 13h30, no Sesc de Porto Seguro a palestra com o tema "Os ODS e o que sobra para os nossos mares", sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essa mesma palestra será apresentada por ele no dia 5 de junho, quarta, às 13h, no 1º Festival do Conhecimento Sociobiológico, na Ilha dos Aquários, em Porto Seguro, com entrada gratuita. Em seguida, às 15h, desenvolverá a dinâmica “Encontro Marcado. Rios, mar e nós com isso?”, junto aos estudantes que estarão no Festival.

 

Já no Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho, as atividades ocorrem no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora d’Ajuda. Será lançado o vídeo 360º com imagens do Recife de Fora, e o público irá assisti-lo por meio de óculos de realidade virtual. Das 17h às 20h, serão exibidos filmes e promovidos bate-papo, jogos e brincadeiras. Às 20h, serão exibidos dois documentários do Coral Vivo e da Cinemar, fazendo parte da Mostra Itinerante do Festival de Cinema de Trancoso: “Vida nos Recifes” e “O Homem e Os Recifes”. Esses documentários serão exibidos também no dia 28 de junho, sexta-feira, na ONG Caraíva Viva, como parte da Mostra Interativa. Na escola da Aldeia Indígena Pataxó de Barra Velha, as atividades com o tema “Meio Ambiente – E nós com isso?” serão realizadas no dia 29, sábado. Já no dia 6 de julho, sábado, às 16h, serão oferecidos para as crianças contação de histórias e jogos na BibliotecAjuda, em Arraial d’Ajuda.

 

Atividades fechadas em escola municipal e ONG

No dia 1º de junho, sábado, a equipe do Coral Vivo vai participar do 1º Dia de Ação Social Família e Escola, na Escola Municipal Filogônio Santos Alcântara, no bairro Guaiu, em Santa Cruz Cabrália. As atividades serão levadas também para a Associação Filhos do Céu, em Arraial d’Ajuda, que atende crianças no contraturno escolar, no dia 4, terça.

 

Fórum Ambiental da Bacia de Santos

A Rede Biomar, composta pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar, irá participar do Fórum Ambiental da Bacia de Santos: Reflexões sobre o Lixo no Mar. Ele irá ocorrer em junho, na Petrobras, no Valongo Santos (SP), e serão apresentadas as principais ações da Rede Biomar sobre o tema em mesa redonda. Além disso, eles estarão com exposição. O Coral Vivo levará o vídeo 360º projetado em óculos de realidade virtual com imagens do Recife de Fora, além de vídeo institucional, fotografias e publicações recentes, por exemplo. A coordenadora geral, Flávia Guebert, e a coordenadora de Educação e Políticas Públicas, Teresa Gouveia, estarão presentes.

 

Sobre o Projeto Coral Vivo

O Projeto Coral Vivo trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos ambientes coralíneos do Brasil. É realizado por 14 universidades e institutos de pesquisa, e é o coordenador executivo do PAN Corais. Tem base e centro de visitantes no Arraial d'Ajuda Eco Parque, em Porto Seguro (BA). O Coral Vivo integra a Rede Biomar, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Tamar, patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Além disso, o Coral Vivo tem o co-patrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.

 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL