Por: Alisson Andrade
17/10/2016 - 11:10:44

Expansão urbana dos municípios poderá ser definida através de monitoramento vegetal e hidrográfico

Classificar e monitorar o uso do solo em séries temporais é de extrema importância para o poder público dentro das suas políticas de desenvolvimento urbano, permitindo o cálculo do esforço e recursos necessários para implantação de ações de recuperação e/ou proteção da Mata Atlântica. Do mesmo modo, diagnosticar a demanda e a capacidade hídrica das bacias hidrográficas, fornece contextualização técnica aos processos de concessões do serviço de abastecimento de água, colaborando para a conservação das águas da região Extremo Sul da Bahia.
No ano de 2009, o Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia expôs a necessidade de gerar informações detalhadas sobre a cobertura florestal das bacias hidrográficas da região. A falta de dados comprometia o entendimento quantitativo dos processos de dinâmica da paisagem e o planejamento de ações de conservação da biodiversidade.
Um dos principais resultados do programa desenvolvido foi o mapeamento da cobertura vegetal e uso da terra, através do Programa de Monitoramento Independente da Cobertura Vegetal do Extremo Sul da Bahia, que será lançando no dia 18 de outubro, às 13h30, durante o “Encontro pelas Águas” na Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB/Campus Porto Seguro.
O “Encontro pelas Águas” será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, na Universidade Federal do Sul da Bahia/Campus Porto Seguro (das 08h30 às 12h e de 13h30 às 18h). Além do lançamento do Programa de Monitoramento Independente, serão realizadas palestras, debates e mesas redondas com professores da UFSB, UESC, autoridades e especialistas. Todo o evento será transmitido por webconferência e via link para qualquer interessado.
As inscrições poderão ser feitas gratuitamente no dia e local do evento. Mais informações pelo telefone (73) 9 9945-7576. Acesse:www.dialogoflorestal.org.br

 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL