Por: Ana Clara Xavier
13/12/2019 - 12:04:41

E a coroa de Miss Universo 2019 foi para a Africa do Sul! Zozibini Tunzi ganhou o título de mulher mais bonita do mundo em 2019 durante premiação neste domingo (08), sendo antecedida por Miss Filipina. O evento foi realizado em Atlanta, nos Estados Unidos, e contou, no total, com 88 candidatas representado vários países do mundo. Entrando para a lista dourada de participantes negras a ganhar a competição, iniciada por Janelle 'Penny' Commissiong Chow em 1977, a modelo sul-africana falou sobre temas empoderadores como a luta contra o racismo. "Eu cresci em um mundo onde mulheres como eu, com a minha pele e o meu cabelo, nunca foram consideradas bonitas. Já chegou a hora de parar com isso. Eu quero que crianças olhem para mim e vejam os seus rostos refletidos no meu", afirmou.

Zozibini Tunzi levou a coroa e, em seu discurso de posse, mostrou para o que veio. A modelo agradeceu a oportunidade ao receber a da Miss Filipina 2018, Catriona Gray. "E uma honra absoluta representar, como negra e africana, a inclusão e a diversidade", comemorou a Miss em declaração, assim como a Miss Brasil que fez protesto contra o feminicídio. Na sequência, ainda continuou: "A sociedade foi programada durante muito tempo para que não ver a beleza de maneira negra. Mas agora estamos entrando em um tempo em que finalmente as mulheres como eu podem saber que somos bonitas".

A Miss Universo 2019 comemorou também o título em suas redes sociais, onde falou sobre empoderamento e representatividade. "Essa noite uma porta foi aberta e eu não poderia estar mais grata de ser a pessoa que atravessou este caminho. Que todas as garotinhas que testemunharam esse momento acredite para sempre no poder de seus sonhos e que elas possam ver seus rostos refletidos nos meus. Eu orgulhosamente apresento o meu nome Zozibini Tunzi, Miss Universo 2019!", celebrou.

A colocação do Miss Universo 2018 contou com mulheres latinas! A Miss Porto Rico 2019, Madison Anderson, ficou em segundo lugar. Na sequência, a Miss México 2019, Sofía Aragón, ficou em terceiro lugar. Zozibini Tunzi é a terceira mulher da África do Sul a levar a coroa, após as vitórias de Demi-Leigh Nel-Peters (2017) e Margaret Gardiner (1978).


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL