Por: José Orlando/Atlanticanews
15/05/2022 - 10:26:49

Nos meados do final dos anos 70 para 80, tínhamos jogadores amadores em Eunápolis, que fazia e acontecia em campo. Quem mora em Eunápolis sabe do que estou falando, para exemplificar vou  citar algumas pessoas, para exemplo: Nego Tachinha, Mario Alfaiate, Paulo Henrique da Ativa FM um dos baluartes da comunicação regional, e tantos outros desportistas Eunapolitano. Paulo comenta em seu programa diário na rádio Ativa, que na época assistia aos jogos no Itamarzão, em cima do caminhão do meu pai, conhecido por Maracanã. 

Aonde eu quero chegar, é na foto que nos foi enviada por Genivaldo Lacerda, mais conhecido como Pimpão, um dos maiores goleiros que já pintou por essas bandas. Quem não se lembra do James Wright, time que nasceu inspirado, no mesmo nome do colégio, onde tive o privilégio de estudar, fundado pelo saudoso professor Jairo Pereira.    

                              

O ano era 1978, o time era esse: Da esquerda pra direita: Técnico Professor Hélio, Zé Maurício, Maripaulo, Roberto Joaquim, Joca da Coelba, Pimpão e Zé Arnaldo que a galera apelidou de Passarinho.  

Agachado da esquerda pra direita: Hudo, Toninho bago mole, Cara Branca, Aroldo irmão do saudoso Nilton da Malusi, e Nego Fatada.

 

Esse time foi campeão do super campeonato que a LFE (Liga de futebol de Eunápolis) promovia, e quem veio colocar a faixa de campeão no time do James Wright, foi o glorioso Ipiranga de Salvador, que na época disputava o campeonato baiano.



Por: Redaçãoatlanticanews
23/03/2022 - 17:24:57

O time do Ilhéus atlético Clube fez história nos anos 90. Que tinha jogadores conhecidos como, Soares Barbosa(Bico de pato), Nazaré que infelizmente não estão mais entre nós, Cafú e Solteiro que já atuaram pela seleção Eunapolitana no intermunicipal e no time profissional do Eunápolis, quando este disputou o campeonato baiano.

Escalação: Em pé da esquerda pra direita: 

Cleto Sauler, Solteiro, Nazaré, Sérgio, Cafú, Zé Alberto, Barbosa(Bico de pato) e Osmario.

 

Agachado da esquerda pra direita: Marcelino, Paulo Juruna, Cenildo e Cocada.



Por: José Orlando / atlanticanews
06/03/2022 - 09:13:34

Uma grande lembrança do Esporte Clube Vitória - BA 1972.

 

Em pé: Aguinaldo, Luis Carlos, Valter, Fernando, Leleu e França. 

Agachados: Gibira, Juarez, Almiro, Zé Eduardo e Mário Sérgio.



PUBLICIDADE


Por: José Orlando / atlanticanews
03/02/2022 - 15:50:11

Time do Atalanta no campeonato Country clube anos 90.

   Em pé da esquerda para direita: Dão, Jr checon, Adilson, Ronaldo, Arthur e Bigode

 

Agachado esquerda para direita: Rafael, Ariston ( índio), Ribinha, Taran, Júnior e Guigui



Por: Informe Baiano
19/01/2022 - 18:12:47

Pioneira do basquete, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1976 e a primeira mulher negra a entrar no Hall da Fama do Basquete, Lusia “Lucy” Harris morreu aos 66 anos, nesta terça-feira (18/01). A causa da morte não foi divulgada.

“Estamos profundamente tristes em compartilhar a notícia de que nosso anjo, matriarca, irmã, mãe, avó, medalhista olímpica, ‘Rainha do Basquete’, Lusia Harris faleceu inesperadamente hoje no Mississippi. Ela será lembrada por sua caridade, por suas conquistas dentro e fora da quadra, e pela luz que trouxe para sua comunidade, o Estado do Mississippi, seu país como a primeira mulher a marcar uma cesta na Olimpíada, e por mulheres que jogam basquete em todo o mundo”, disse a família.

Harris, a décima de 11 filhos, foi uma jogadora de destaque no ensino médio antes de ingressar na Delta State, onde ganhou três campeonatos nacionais consecutivos e foi três vezes MVP (Jogadora Mais Valiosa). A mulher liderou a seleção dos Estados Unidos na conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, em 1975, e prata no ano seguinte, nos Jogos de Montreal, a primeira Olimpíada a ter um torneio feminino de basquete.

Ela foi convocada pelo New Orleans Jazz da NBA em 1977, mas nunca jogou na liga, preferindo se concentrar em construir uma família. Ela foi introduzida no Hall da Fama do Basquete Naismith em 1992 e no Hall da Fama do Basquete Feminino em 1999.

Sua história de vida foi narrada em um documentário aclamado pela crítica no ano passado, intitulado “The Queen of Basketball”.

“Quando recebi a ligação e eles disseram que queriam fazer esse documentário, fiquei realmente surpresa”, disse ela ao Good Morning America em junho. “Foi simplesmente fantástico.”



Por: José Orlando / atlanticanews
30/12/2021 - 11:39:08

Time do Radar:

Em pé. Braga preparador físico, Del, Nadio, Nininho, Nal, César, Macário, Gica, Zanata, Marcos Vinicius, Maurício César(In Memorian), Agachados: Dino, William, Mauro, Dirceu, Duraes, Pildo, e Cidinho massagista.



PUBLICIDADE


Por: José Orlando / atlanticanews
07/10/2021 - 07:30:41

Boas lembranças do Brasil do saudoso Valdomiro, que na década de 80, fazia time altamente competitivo, e, dava muito trabalho, no excelente campeonato municipal Eunapolitano. A prova tá nessa foto de 29/01/1981, época de ouro do futebol de Eunápolis, em que o estádio Itamarzão lotava de torcedores, para prestigiar os clubes que desfilavam o bom futebol.

Da esquerda pra direita: Ailton(Chimango), Pitu, Josa, Zé Barreto, Lourinho, Dario,Totonho(In memorian), Paulino e Zezé.

Agachados da esquerda pra direita: Cuíca(In memorian), Albano, Nego Zu, Nena, Arroz "esse era craque", e Mazinho Bahia.

Ps: Saudades de um tempo, em que o esporte amador era feito com amor e dedicação por seus dirigentes.

 

 

 



Por: José Orlando / atlanticanews
09/08/2021 - 08:14:17

O grande Vasco presidido por Manoel do Trigo, um dos grande baluartes do futebol de Eunápolis, foi Bi Campeão Eunapolitano em 1999/2000. Relembramos aqui, na coluna! Tá feito o registro!

Da esquerda pra direita, Vidal Sales (in memorian), Mário Alfaiate, Odvan, Tico, Bel, Márcio, Odemilson, Pio, Henrique (in memorian) e Jair Santiago.

Agachados: Júnior Honorato, Bilisco, Milton, Émerson e Teinha.



Por: José Orlando / atlanticanews
28/06/2021 - 19:03:14

O quadro Arquivo dos Campeões volta a Porto Seguro, para lembrar do time do Verona comandado por Bira do cartório. Tanto Eunápolis, Porto Seguro, Itabela, Itamaraju eram um celeiro de craques, e os campeonatos eram disputadíssimo, quem é desse tempo lembra muito bem, do que estou falando, quer dizer, redigindo.

Time do Verona de 1993:

Da direita pra esquerda: José, Pudim, Marcos Vinícius(Goleiro) Marcelo Peruzo(In Memorian) Deriomar, e Antero. Agachados:  Washington, Bode, Beto cara de jaca, Ditão e Gil.

A escalação foi nos fornecida por Vinicius.

 

PS: A coluna está aberta aos frequentadores da página. Fotos para registro, pode nos enviar para: joseorllandogomes@gmail.com

 



PUBLICIDADE


Por: José Orlando / atlanticanews
18/05/2021 - 19:06:31

Lembraças boas como essa não pode passar batido, nos anos 90 a antiga Rádio Jornal de Eunápolis, pra ser mais exato, a rádio pioneira na região extremo sul da Bahia. 

Tinha um time que participava ativamente dos torneios promovidos na cidade, e aqui está a prova, no torneio realizado no Country Clube, o time liderado por Carlos Reis e o saudoso Angelo Nogueira (In memorian), foi vice-campeão perdendo a final do torneio nos pênaltis.

 

O time: Da esquerda pra direita: Carlinhos da Baldo, José Orlando (Radialista), Carlos Roberto (Radialista/Bancário), Maurício César (Radialista), Angelo Nogueira (In memorian era radialista), Soares Barbosa (Bico de Pato), e o torcedor Jânio.

Agachados: Jorge Cigano, Washington Teixeira (Radialista), Nenego, Deriomar, Israel mascote do time, e Fabrício Bizerrão que pegou carona na foto.