Por: Edmilson Ferreira
10/12/2018 - 00:56:20

De forma incontestável e arrasadora, o Vitória recuperou a hegemonia do futebol feminino no estado, ao derrotar a Lusaca por 2 a 0, na tarde deste sábado (8), no Barradão, e conquistar o Campeonato Baiano. As leoas rubro-negras levantaram o segundo troféu da competição (2016 e 2018), desta vez sem perder uma partida e também sem sofrer gols.

O Vitória alcançou a impressionante marca de 88 gols e conquistou 28 pontos em 10 jogos na competição estadual, com 9 vitórias e um empate. No primeiro jogo da decisão, no Estádio Armando Oliveira, em Camaçari, ocorreu empate por 0 a 0. No placar agregado, as leoas venceram por 2 a 0 e garantiram o segundo título do Campeonato Baiano.


 
Desde o início da partida, as leoas rubro-negras procuraram mandar no jogo, imprensando o time da Lusaca em seu campo. No primeiro gol do Vitória, após cobrança de escanteio, Ana Paula acertou um belo chute por cobertura e venceu a goleira Van, aos 6 minutos de jogo.

A pressão do Vitória continuou e o segundo gol saiu aos 14 minutos. Verena tocou na entrada da área para Valéria se livrar da marcação e tocar com categoria no canto direito da goleira Van. Foi o 22º gol da camisa 21, sendo a artilheira do Baianão Feminino.



No segundo tempo, apesar de ter criado várias oportunidades, o Vitória não conseguiu balançar as redes, mas em nenhum momento a goleira Ysmin teve a sua meta ameaçada pelo ataque da Lusaca, que ainda perdeu a lateral Norma por expulsão no final do jogo.
 
“É uma competição que a Federação Bahiana de Futebol tem investindo bastante e colocando uma doutrina para o fortalecimento do mesmo no interior. Tivemos este ano Jequié, Feira de Santana, Arací, Vitória da Conquista, Vera Cruz, Maracás e Quijingue e, em 2019, teremos Itabuna, Brumado, e a chegada também do Bahia numa parceria com o Lusaca vai fazer crescer ainda mais a competição. Tenho certeza de que o futebol feminino vai ser firmar no nosso estado e também no Brasil”, falou o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues.

Participaram da cerimônia de premiação às vice-campeãs (Lusaca) e campeãs (Vitória) baianas de 2018, o presidente Ednaldo Rodrigues, o vice-presidente Ricardo Lima  e a diretoria de competições da Federação Bahiana de Futebol, Taíse Galvão. Nesta temporada, além do Baianão, as rubro-negras conquistaram o acesso à Série A-1 do Brasileirão (também de forma invicta) e o terceiro lugar na Copa do Nordeste.

FICHA TÉCNICA
Vitória 2x0 Lusaca
Local: Estádio do Barradão, em Salvador.
Gols: Ana Paula, aos 6', e Valéria, aos 14', no primeiro tempo, para o Vitória.
Vitória: Yasmin, Dan, Isabela, Tainara e Ana Paula (Ruth); Fabi, Milena (Godóy) e Tatiely; Ronaldinha, Verena (Gadú) e Valéria (Raquel). Técnico: Lucas Grillo.
Lusaca: Van, Nine, Andiara, Naiara e Luana (Norma); Glória, Claudinha, Val (Alê) e Victória; Miúda (Lidiane) e Maria (Ayla). Técnico: Solange Bastos.
Árbitro: Irinaldo Jorge dos Santos.
Assistentes: Daniella Coutinho Pinto e Danila Borges Martins.
4º Árbitro: Maiane Ferreira Santana.
5º Árbitro: Ana Cristina Andrade de Souza.
Cartões amarelos: Ana Paula (V), Glória e Maria (L).
Cartão vermelho: Norma (L).

Fotos: Maurícia da Matta / ECVitória e Reprodução

 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL