Por: GloboEsporte.com de Belo Horizonte
27/08/2018 - 18:02:19

Andrés Cunha, árbitro do Uruguai que apitou França x Bélgica no último Mundial e que foi o primeiro a usar recurso no último Mundial, será o responsável por comandar a partida entre os brasileiros na competição continental.

Um dos árbitros da última semifinal da Copa do Mundo será o responsável por apitar Cruzeiro e Flamengo, na próxima quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Mineirão, pelas oitavas de final da Libertadores. Andrés Cunha, árbitro uruguaio que apitou a semifinal entre França e Bélgica, vencida por 1 a 0 pelos franceses no Mundial da Rússia, é quem foi sorteado para comandar a partida.

Cunha será auxiliado por Nicolas Taran e Maurício Espinosa, todos do Uruguai. O quarto árbitro será Leodan González, também uruguaio. O árbitro comanda a partida em que o Cruzeiro defende a vantagem de ter feito 2 a 0 no primeiro jogo. No Mineirão, o Flamengo precisará devolver o placar para levar a decisão para os pênaltis ou vencer por três gols de diferença ou por dois gols, desde que faça três, no mínimo.

Na Copa do Mundo, Andrés Cunha ainda apitou a vitória da Espanha por 1 a 0 sobre o Irã e a vitória da França por 2 a 1 sobre a Austrália, ambas pela primeira fase. Na atual Libertadores, ele já apitou seis partidas, sendo cinco na primeira fase e em dois jogos do Flamengo (empates por 1 a 1 com Santa Fe e 0 a 0 com o Flamengo), além da vitória do Estudiantes por 2 a 1 sobre o Grêmio, nas oitavas de final.

Partidas do Cruzeiro não foram apitadas pelo uruguaio nesta temporada. Só em 2015. Curiosamente, naquele ano também foi no segundo jogo das oitavas de final e também contra um brasileiro. Na ocasião, a Raposa venceu por 1 a 0 o São Paulo e também nos pênaltis por 5 a 3, passando para as quartas de final.

Primeiro a usar o VAR

Andrés Cunha ficou marcado por entrar na histórias das decisões da arbitragem. Aos 10 minutos do segundo tempo do jogo entre França e Austrália, o árbitro recorreu ao vídeo para marcar pênalti de Risdon, da Austrália, em Griezmann, da França. Foi a primeira intervenção do VAR na história dos Mundiais. O recurso será utilizado na Libertadores, mas apenas a partir das quartas de final da competição.


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL