Por: Wikipédia e globoesporte.globo.com
17/04/2018 - 11:12:50

A Copa do Mundo FIFA de 2018 ou Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 2018 será a vigésima primeira edição deste evento esportivo, um torneio internacional de futebol masculino organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), que ocorrerá na Rússia, anfitriã da competição pela primeira vez.  Com onze cidades-sede, o campeonato será disputado entre 14 de junho e 15 de julho. A edição de 2018 será a primeira realizada no Leste Europeu e a décima primeira realizada na Europa, depois de a Alemanha ter sediado o torneio pela última vez no continente em 2006.

Esta edição da Copa do Mundo, juntamente com a Universíada de Verão de 2013 e os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, que também foram realizados em território russo, são os primeiros eventos esportivos de importância mundial realizados no país desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1980.

A FIFA escolheu a Rússia por causa do aumento do interesse da população russa no futebol, graças a investimentos financeiros no esporte, do aumento da importância da Primeira Liga Russa e a migração de jogadores estrangeiros para o país, além da ascensão econômica da Rússia após a dissolução da União Soviética em 1991. Os outros países que se candidataram à sede da competição foram a Inglaterra e as candidaturas conjuntas de Holanda/Bélgica e Portugal/Espanha.  A seleção brasileira foi a primeira seleção além do país-sede, Rússia, a se classificar para a Copa do Mundo de 2018.

 

Zabivaka (em russo: Забива́ка) é o mascote oficial da Copa do Mundo da FIFA de 2018, que será realizada na Rússia. O que representa um lobo antropomórfico marrom que usa uma camiseta com as palavras RÚSSIA 2018 e usa um óculos de esportes laranja. A estudante de design é Ekaterina Bocharova, e o mascote foi selecionado através da votação pela Internet.

Os resultados da eleição foram anunciados em 22 de outubro de 2016 no Perviy Kanal. O lobo, denominado Zabivaka, marcou 53% dos votos, à frente do tigre (27%), o gato com 20% dos votos, foi o terceiro. Mais de 1 milhão de pessoas participaram da votação, que teve lugar durante o mês de setembro de 2016, bem como durante a transmissão ao vivo no Perviy Kanal, onde os resultados do concurso criativo foram anunciados.

Eliminatórias

Trinta e duas seleções participam na competição, e a russa não precisou disputar eliminatórias por ser a anfitriã. A distribuição das vagas pelas confederações continentais foi divulgada pelo Comitê Executivo da FIFA em maio de 2015, sem alterações em relação à edição anterior. A princípio a União das Federações Europeias de Futebol (UEFA) reiterava mais uma vaga para o continente europeu, porém a FIFA não cedeu e manteve inalterada a divisão das vagas até a edição seguinte no Catar. Assim, continuaram treze vagas para a UEFA (sem incluir a vaga da anfitriã Rússia), cinco para a CAF, quatro para a CONMEBOL, quatro para a AFC e três para a CONCACAF. Alem disso, a repescagem intercontinental ocorre entre uma seleção da AFC e da CONCACAF e outra entre uma da CONMEBOL e da OFC, que não possui vaga garantida direta ao mundial.  

Sorteio

Sorteio das eliminatórias, realizado no Konstantinovsky Palace, em São Petersburgo.

O sorteio de qualificação para a Copa de 2018 foi realizado no Konstantinovsky Palace, em São Petersburgo, no dia 25 de julho de 2015. Como país anfitrião, a Rússia se qualifica automaticamente para o torneio.[10][11][12]

Pela primeira vez, todas as 209 nações filiadas à FIFA inscreveram-se para participar das eliminatórias, porém as seleções de Zimbábue e Indonésia não puderam participar das disputas devido a problemas envolvendo as federações de ambos os países e a FIFA.[13] Estas eliminatórias também marcam a estreia do Kosovo, de Gibraltar, do Butão e do Sudão do Sul nas eliminatórias.[14]

A cerimônia de sorteio das eliminatórias definiu os grupos e confrontos de todas as regiões.

  • AFC: 43 times competem por 4 vagas diretas para a Copa e 1 vaga para a repescagem intercontinental, que será disputada em jogos de ida e volta contra o 4º colocado das eliminatórias da CONCACAF
  • CAF: 52 times competem por 5 vagas diretas para a Copa;
  • CONCACAF: 35 times competem por três vagas diretas para a Copa e 1 vaga para a repescagem intercontinental, que será disputada em jogos de ida e volta contra o 5º colocado das eliminatórias asiáticas
  • CONMEBOL: 10 times competem por 4 vagas diretas para a Copa e 1 vaga para a repescagem intercontinental, que será disputada em jogos de ida e volta contra o vencedor da OFC
  • OFC: 11 times competem por uma vaga para a repescagem intercontinental, que será disputada em jogos de ida e volta contra o 5º colocado das eliminatórias da CONMEBOL
  • UEFA: 54 times competem por 13 vagas diretas para a Copa.

 

Sedes

A Rússia propôs as cidades de Kaliningrado, Kazan, Krasnodar, Moscou, Níjni Novgorod, Rostov do Don, São Petersburgo, Samara, Saransk, Sóchi, Volgogrado, Iaroslavl, e Ecaterimburgo. Todas as cidades estão localizados na Rússia Europeia, com exceção de Ecaterimburgo, que está localizada na Rússia Asiática, decisão que foi tomada para reduzir o tempo de viagem entre as sedes. Serão 11 cidades-sede e 12 estádios, uma cidade a mais que a exigência da FIFA. Desses 12 estádios, dois serão reformados e dez foram reconstruídos.

Por questões de logística, a Rússia diminuiu o número de estádios de 16 para 14. A construção de um estádio em Podolsk,cidade próxima a Moscou, foi cancelada pelo governo regional por questões de custos. Já em Moscou, o Dynamo Stadium foi eliminado da lista, respeitando os estatutos do evento, assim permaneceram o tradicional Estádio Lujniki e a nova Arena Otkrytie. As regras do evento, colocam que uma cidade no máximo tenha dois estádios.

O anúncio oficial das cidades-sede foi feito em 29 de setembro de 2012. O número de cidades foi posteriormente reduzido para 11 e o número de estádios para 12, após as cidades de Krasnodar e Iaroslavl serem cortadas da lista.

Em outubro de 2014, em sua primeira visita oficial à Rússia, a comissão de inspeção da FIFA e o coordenador do evento Chris Unger visitaram São Petersburgo, Sóchi, Cazã e Moscou e ficaram satisfeitos com o progresso dos estádios.

Em 8 de outubro de 2015, a FIFA e o Comitê Organizador Local aprovaram os nomes oficiais dos estádios utilizados durante o torneio

Confira os grupos da Copa do Mundo de 2018

Grupo A:
Rússia
Arábia Saudita
Egito
Uruguai

Grupo B:
Portugal
Espanha
Marrocos
Irã

Grupo C:
França
Austrália
Peru
Dinamarca

Grupo D:
Argentina
Islândia
Croácia
Nigéria

Grupo E:

Brasil
Suíça
Costa Rica
Sérvia

A seleção brasileira caiu no Grupo E e faz sua estreia no dia 17 de junho em Rostov contra a Suíça. Depois pega a Costa Rica no dia 22 de junho, em São Petersburgo, e fecha a primeira fase contra a Sérvia em Moscou, dia 27 de junho.

Grupo F:
Alemanha
México
Suécia
Coreia do Sul

Grupo G:
Bélgica
Panamá
Inglaterra
Tunísia

Grupo H:
Polônia
Senegal
Colômbia
Japão

Fonte: Wikipédia e globoesporte.globo.com


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL